Apple e Microsoft duelam pela 'casa digital' do futuro

As gigantes rivais do mundo da tecnologia, Microsoft e Apple, vão mostrar suas visões do futuro digital em dois eventos diferentes nos próximos dias. No domingo, o fundador da Microsoft, Bill Gates, vai inaugurar a feira de tecnologias Consumer Eletronics Show (CES, na sigla em inglês), com uma palestra sobre o papel da sua empresa no futuro do mundo interligado.

A casa digital e a chegada da era de alta definição serão os principais temas da CES, de acordo com especialistas. Na terça-feira, em São Francisco, o diretor da Apple, Steve Jobs, vai falar aos fãs da marca.

Duelo

Aparelhos que transportam conteúdos digitais pela casa ¿ de computador para computador, ou para TV, hi-fi e outros produtos ¿ já estão disponíveis há alguns anos, mas a batalha pela sala de estar digital ainda está sendo travada. Empresas como a Netgear, D-Link, HP e Intel devem mostrar novos produtos na CES que facilitarão a montagem de uma casa digital e a troca de arquivos como filmes e músicas.

Essas empresas se aliaram à visão da Microsoft de conectividade. A multinacional tem feito parcerias em diversas partes do mundo para levar conteúdo de vídeo pela internet e para usar uma plataforma para compartilhamento de conteúdo com o novo sistema operacional da Microsoft, o Vista. "Essa deve ser a despedida de Bill Gates da CES. Espero uma boa dose de nostalgia nessa noite", afirma o especialista Michael Gartenberg, diretor da consultoria em tecnologia Jupiter. "A Apple não estará presente, mas vai projetar uma enorme sombra na feira."

É possível que acontece uma "fuga em massa" na noite de segunda-feira das pessoas que vão acompanhar o discurso de Jobs em São Francisco. "A Apple deixou de ser apenas outra empresa de computadores para se tornar uma parte importante da indústria de consumo de eletrônicos", diz Gartenberg.

Espera-se que a Apple revele novos detalhes da sua tecnologia iTV, que compartilha vídeo e outros conteúdos digitais pela casa. "A casa interconectada é uma tecnologia muito complicada ¿ você precisa de uma infra-estrutura de rede no lugar certo, de aparelhos que possam se ligar nessa estrutura e de conteúdo", afirma o especialista em tecnologias, Sean Wargo.

DVD de última geração

Mais de 140 mil pessoas devem comparecer à CES. "Haverá muitas novidades sobre a casa digital, especialmente para pessoas com problemas para formar e administrar grandes acervos de vídeo, música e fotos", afirma Gartenberg. Uma das novidades da feira deve ser o DVD de última geração. Duas tecnologias incompatíveis de alta definição rivalizam na feira. De um lado, está o Blu-ray, desenvolvido pela Sony. Do outro, o HD-DVD, defendido por Toshiba e Microsoft. "Quem visitar a feira vai ver sinais de qual formato está mais desenvolvido e se ambos podem encontrar uma forma de coexistir", diz Wargo.

Há informações de que a empresa coreana LG pretende lançar um aparelho de DVD compatível com as duas tecnologias. Outra novidade importante na feira, este ano, é o impacto da televisão de alta definição no mercado. "Televisão de alta definição está liderando o crescimento da indústria agora. Nos Estados Unidos estamos passando por um enorme ciclo de atualização de tecnologia", afirma Wargo, que é um dos organizadores da CES. "Estamos vendo uma quantidade inédita de televisões sendo vendidas no varejo agora. Isso está levando o mercado para novos picos. É agora a maior categoria de produtos."

O embate do ano passado entre Yahoo e Google também deve estar presente na edição da CES de 2007. "Estamos vendo duas frentes em formação ¿ uma de hardware e de sistemas operacionais para controlar as novas tecnologias e outra de conteúdo para alimentar essa tecnologia", afirma Wargo.

Empresas de conteúdo, como as americanas Disney e CBS, também farão palestras na feira.

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home