Câmeras digitais vivem boom de vendas

Queda nos preços acelera vendas de câmeras, diz pesquisa NOVA YORK - As vendas de câmeras digitais superaram as expectativas este ano e devem bater novo recorde em 2006.

À medida que a queda nos preços encoraja os consumidores a adquirir uma segunda ou terceira câmera mais poderosa nesta temporada de festas, crescem as vendas, anunciou o grupo de pesquisa de mercado NPD.

Nos Estados Unidos, o número de unidades de câmeras digitais despachadas subiu 24 % até o final de novembro, no período que inclui as vendas do tradicional primeiro final de semana de vendas da temporada de festas, segundo a NPD. No ano passado, as vendas do período registraram alta de 22 por cento.

O vigor surpreendente do setor ocorre apesar de projeções de especialistas, feitas um ano atrás, de que a demanda começaria a se desacelerar -- talvez em até 20 por cento em 2006-, com a queda no número de consumidores interessados em substituir suas velhas câmeras que funcionavam com filme.

"O mercado na verdade está crescendo, com uma combinação de pessoas que compram uma segunda ou terceira câmera e com aqueles primeiros compradores realmente acelerando (a demanda)", disse Liz Cutting, analista sênior do setor de imagem na NPD.

Preços mais baixos vêm alimentando as vendas em uma temporada de festas na qual os consumidores têm grande número de escolhas no mercado de eletrônico -- de pequenos players digitais de música a consoles de videogame e caros televisores de tela plana.

Uma câmera de seis megapixel, por exemplo, é facilmente encontrada por menos de 150 dólares, metade de seu preço há dois anos.

Mais de 30 milhões de câmeras digitais serão vendidas este ano, o dobro do total de 2003, segundo a NPD. Em 2005, as vendas foram de 25,2 milhões de câmeras.

Mas, devido à queda dos preços, o crescimento da receita do setor se reduziu, com alta de apenas 12 por cento em termos de valores nos primeiros 11 meses do ano, ante os 19 por cento registrados no mesmo período de 2005.

Os bens de consumo eletrônicos tipicamente passam por quedas de preço ao longo do tempo, porque o custo dos componentes se reduz. Os fabricantes frequentemente perdem dinheiro quando lançam um modelo, e desfrutam de maiores lucros assim que o mercado amadurece. O preço médio de uma câmera digital simples era de 180 dólares em novembro, ante 218 dólares um ano antes.

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home