Antivírus fará manutenção do PC
JULIANO BARRETO
da
Folha de S.Paulo

Sem cerimônias, a Microsoft entrou no mercado da segurança digital, e as empresas tradicionais do ramo começam a mostrar como responderão a essa nova e poderosa concorrente.

A Symantec publicou uma versão de testes do Norton 360 (grátis, em www.symantec.com/norton360beta), um pacote que traz antivírus, soft de filtragem (firewall), bloqueadores de e-mails fraudulentos e de programas espiões e um assistente para backup.

A proposta de juntar todas as ferramentas de proteção em um só produto é idêntica à do Windows OneCare, que ainda conta com a suposta vantagem de ser feito sob medida para o Windows Vista. O Norton 360, porém, tem atrativos para disputar mercado com o rival.

Enquanto o OneCare usa o pouco conhecido Windows Defender como arma contra pragas da internet, o Norton 360 tem antivírus e anti-spyware integrados em um só pacote, e sua aparência é mais intuitiva.

Departamentos

Como tem muitas opções disponíveis, o Norton 360 abusa dos recursos gráficos para chamar a atenção do usuário em relação às suas atualizações e tarefas. Divididas em quatro categorias, as funções são representadas por ícones vermelhos, quando precisam de atenção, e verdes, quando estão com as configurações adequadas.

Ao clicar em um dos itens, aparece uma lista com as tarefas que precisam ser realizadas, como a atualização do antivírus e a varredura do disco rígido. Há até um mecanismo que analisa as senhas usadas para proteger o sistema e sugere a mudança da palavra-chave.

Outro aprimoramento do Norton 360 é a execução de várias tarefas ao mesmo tempo sem travar o computador -antivírus, assistente de backup e desfragmentador funcionaram juntos em um micro com 512 Mbytes de memória.

Na rede

Proteger o usuário dos programas maliciosos da internet é prioridade no Norton 360. O pacote promete monitorar a navegação e evitar os softs espiões. Nesse quesito, a versão de testes do programa avaliado pela Folha falhou.

A proteção feita por uma barra no Internet Explorer, que deveria alertar sobre sites perigosos, não avisou quando um portal de apostas ofereceu um arquivo executável para download.

Backup

O Norton 360 pode fazer cópias de segurança de acordo com o formato dos arquivos. Para começar, o programa varre o disco rígido em busca de documentos e os separa em categorias como música, vídeo, fotos e e-mails.

Além de gravar o backup em CDs e em DVDs, há a possibilidade de guardar os arquivos em uma espécie de depósito on-line da Symantec, que, na versão testada, aceitava 150 Mbytes. A restauração dos documentos é eficiente: devolve os arquivos para a pasta de onde eles foram copiados.

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home