Monte seu blog e publique fotos e vídeos


 
MARIANA BARROS
da Folha de S.Paulo

A facilidade de publicar textos, fotos e vídeos é uma das armas de sedução dos serviços que hospedam blogs para conquistar novos autores. A simplicidade e a velocidade de criação de um site do gênero também pesam a favor.

Após fazer o cadastro, a produção do diário ocorre em minutos. Primeiro, é preciso escolher um nome e um endereço para o blog, que podem coincidir ou não. O endereço será composto por um nome escolhido pelo internauta seguido pela terminação que identifica o serviço de hospedagem, como "www.diariodojoao.nomedo provedor.com.br". O nome do blog pode tanto coincidir com o endereço --"Diário do João", no exemplo--, como ser algo totalmente desvinculado, como "Óculos Escuros".

Uma vez decidido o nome, o usuário terá de configurar o blog de acordo com suas preferências. Ele pode escolher quais informações serão exibidas no seu perfil --que pode conter fotos, e-mail e gostos pessoais ou simplesmente seu país de origem--, o formato dos cabeçalhos e como serão administrados os comentários dos visitantes, entre outros ajustes.

Outra escolha que deve ser feita é a da aparência do blog. Os serviços já oferecem modelos prontos, mas muitos também permitem aos conhecedores da linguagem HTML adaptar os formatos pré-fabricados e criar ferramentas de edição.

Quem não entende nada de programação também não encontrará dificuldades para publicar seus textos e fotos. A interface se assemelha bastante à de um programa de e-mail. Basta escrever e clicar em Publicar.

A inserção de imagens normalmente é feita por meio de um ícone, e seu processo é bastante semelhante ao de anexar arquivos em uma mensagem de correio. Antes de publicar, é possível escolher a forma como a imagem será composta com o texto, se é alinhada à esquerda, à direita etc. A publicação de vídeos por outro lado, pode ser feita diretamente de sites hospedeiros como o YouTube, que oferece um botão para publicação imediata dos clipes diretamente nos blogs cadastrados por seus usuários (desde que hospedados no Blogger ou no LiveJournal), ou o Google Vídeo, que permite publicar os filmes na comunidade MySpace.

No caso do YouTube, o que o site oferece de facilidade também oferece de instabilidade. Não se surpreenda se, na hora de tentar publicar um vídeo no seu blog, o processo simplesmente não avançar por sobrecarga de usuários. Tente novamente mais tarde.


 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home