Inteligência artificial facilita estelionato na internet

JULIANO BARRETO
da Folha de S.Paulo

Quem se preocupa com a segurança do seu micro pode associar o termo bot a algo negativo. A pecha de vilão não é injusta. Para atingir mais vítimas, os golpistas usam os serviços dos robôs on-line para fazer uma varredura de imensas proporções na internet. Os alvos são micros sem um programa antivírus ativo ou que não tenham as últimas atualizações do sistema operacional.

Depois de uma invasão bem-sucedida, o bot é capaz de enviar e de receber dados via internet. Entre os downloads feitos pelo robô, podem estar programas que permitem o controle remoto da máquina. Dessa forma, são criadas redes de máquinas escravas, ou zumbis, que servem para atacar sites com cargas gigantescas de pedidos de informações (denial of service ou negação de serviço) e para enviar mensagens comerciais de correio eletrônico.

Marcha invisível

Por ter motivações financeiras em grande parte dos casos, os invasores usam as redes de bots da forma mais discreta possível. Quanto mais tempo o bot trabalhar sem que o usuário perceba, melhor.

Diferentemente dos vírus, que esgotam os recursos do sistema e exibem mensagens, sem escolher o tipo de vítima, os robôs invasores se instalam preferencialmente em máquinas que têm acesso à rede por banda larga e nem sempre deixam o computador mais lento.

As principais portas de entrada dos invasores são os e-mails com links para sites falsos, mas há pragas que tiram vantagem de programas de troca de arquivos e de comunicadores instantâneos. Tanta variedade é possibilitada pela inteligência artificial dos bots. Eles podem, automaticamente, procurar alvos, enviar programas de invasão e depois comandá-los à distância.

Produto nacional

De acordo com o "Relatório de Ameaça à Segurança na Internet", pesquisa divulgada pela fabricante de antivírus Symantec (
www.symantec.com.br) em março deste ano, o Brasil é o país da América Latina com o maior número de máquinas infectadas por bots nocivos: tem aproximadamente 34% do total de computadores infectados da região.

Na avaliação mundial feita pela empresa, os países mais afetados são os EUA e o Reino Unido, com 26% e 22% de máquinas escravas. O Brasil aparece como origem de 2% das máquinas comprometidas e o problema deve aumentar.

Segundo estimativas da empresa de segurança Ciphertrust (
www.ciphertrust.com), no mundo todo, cerca de 170 mil máquinas são infectadas diariamente por robôs nocivos.

"O número de ataques cresce sazonalmente, de acordo com a importância de um evento ou de assunto que circula pela internet", explica o especialista em segurança da Symantec, Lúcio Costa. O lançamento de uma nova versão do comunicador MSN Messenger ou a Copa do Mundo, diz, são alguns exemplos de temas que são usados pelos golpistas para atrair novas vítimas.

Contato falso é arma para spam no Messenger

Eles não podem invadir seu computador ou roubar suas senhas diretamente, mas não são detectados por nenhum antivírus e certamente provocam um incômodo inesperado e constante. São os spambots de redes de bate-papo, que também são classificados como spyware (software espiões).

Presentes desde a época de reinado do ICQ, essas pragas hoje têm como principal alvo as redes do MSN Messenger e do AIM, o comunicador da AOL.

O modo de agir dessa categoria de robô nocivo é simples. Ele entra na lista de contatos do usuário, geralmente usando apelidos com referências a nomes femininos, e passa a enviar mensagens com comerciais ou com links para sites falsos.

Para fugir dessa chateação, é preciso configurar o mensageiro para não aceitar novos contatos automaticamente.

No Windows Messenger Live, essa opção está no menu Ferramentas, no item Privacidade, da caixa Opções.


 

 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home