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                    |  | Golpe na web 
				usa "ligação telefônica" para roubar dados bancários 
				 
da France Presse, em Washington
 Clientes de um banco da Califórnia (EUA) receberam recentemente 
				mensagens de e-mail pedindo que ligassem para seu banco devido a 
				problemas em sua conta. Era mais um golpe de piratas virtuais, 
				que tinham por objetivo obter informações financeiras, em um 
				novo método criminoso batizado de vishing.
 
 A fraude pela internet conhecida como phishing, na qual as 
				pessoas recebem um e-mail que os direciona a um site falso com a 
				finalidade de obter seus dados financeiros, já existe há anos, 
				mas o novo caso registrado na Califórnia representa um novo tipo 
				de golpe, informaram funcionários do governo norte-americano e 
				especialistas em segurança.
 
 Diferente do phishing, o chamado vishing se baseia na telefonia 
				VoIP ("voice over Internet Protocol", ou voz sobre IP, 
				tecnologia em que a voz trafega não pela linha telefônica, mas 
				pelo cabo da internet, portanto sem cobrança de pulsos 
				telefônicos). Em vez de levar o internauta a um site falso, o 
				novo golpe o induz a ligar para um número --como uma ligação 
				telefônica, mas pelo sistema VoIP-- e declarar seus dados 
				bancários.
 
 "É um fenômeno bastante novo", disse Lisa Hone, assistente de 
				direção do gabinete federal para a proteção dos consumidores.
 
 Os criminosos responsáveis pelos e-mails enviados a clientes do 
				Santa Barbara Bank and Trust, da Califórnia, ainda não foram 
				capturados, mas o banco alertou seus clientes sobre a fraude. O 
				e-mail pedia aos clientes que ligassem para um número 
				aparentemente local para solucionar um problema em sua conta.
 
 Segundo a empresa de segurança na internet Websense, quando 
				ligavam, os clientes ouviam uma mensagem gravada pedindo para 
				que dessem o número da conta. A Websense
 divulgou uma cópia do falso e-mail, 
				com link para a gravação fraudulenta, em 23 de junho.
 
 Dan Hubbard, vice-presidente de investigação sobre segurança na 
				Websense, informou que o grupo avisou o banco, filial do Pacific 
				Capital Bancorp. A instituição não quis comentar o caso, mas mas 
				o site do banco alertou seus clientes sobre o problema.
 
 "Definitivamente é uma nova tendência. É algo que está 
				aumentando, mas ainda não é tão grande quanto a ameaça de sites 
				falsos na internet ou atividades criminosas mediante códigos 
				enganosos. Estamos falando de dezenas de milhares contra um 
				punhado de casos", disse Hubbard. Ele advertiu que fraudes 
				similares foram tentadas com usuários da companhia de pagamentos 
				pela internet PayPal e do site de leilões eBay.
 
 Uma fraude baseada no sistema VoIP pode ser montado com muita 
				facilidade, segundo especialistas em segurança. Há relativamente 
				poucas companhias que oferecem esse serviço, e em geral há menos 
				controles do que quando se abre uma conta em uma companhia 
				tradicional.
 
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