Governo chinês tira site de debates políticos do ar

da Efe, em Pequim

O Century China (Shiji Zhongguo), site em que intelectuais chineses comentavam política e outros temas da atualidade, foi fechado por ordem das autoridades do país, um dos que mais reprimem o uso da internet, informou hoje a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

Além do site, foi fechado o fórum de debates Life Week, que reproduzia informações de meios de comunicação estrangeiros como a emissora alemã Deutsche Welle, disse um comunicado da RSF enviado à agência Efe.

O Century China parou de publicar novos artigos ontem. O fórum foi suspenso repentinamente, sem explicação alguma. "Num país onde reina a censura, os sites permitiam aos internautas a livre expressão sobre temas sensíveis e o acesso à informação impossível de ser obtida pela mídia tradicional", acrescentou o RSF.

O Century China, um site que se anunciava "livre, independente, democrático, tolerante e racional", foi fundado em julho de 2000 pela Universidade China de Hong Kong (território onde a internet não sofre censura) e pelo Instituto Zhongqing de Pequim.

Importantes intelectuais chineses, como Liu Xiabo, dissidente premiado pela RSF em 2004 por seu trabalho em defesa da liberdade de informação, colaboraram com o seu conteúdo.
 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home