Magnata de arte britânico cria galeria virtual


O recluso magnata da arte moderna britânica Charles Saatchi, visto como responsável pelo boom da BritArt nos anos 1990, criou uma galeria virtual na Internet para que artistas desconhecidos de todo o mundo possam exibir seu trabalho. Com recordes de preços no mercado de arte clássica sendo derrubados quase que diariamente, a Your Gallery, de Saatchi, em apenas três semanas passou de espaço vazio para lugar que abriga obras de cerca de cinco mil artistas de 60 países, desde a China até os EUA.

Algumas das obras já trocaram de mãos por até 100 mil libras (184 mil dólares), e não há cobrança de honorários ou comissão. "Muitos artistas têm grande dificuldade em penetrar no mundo das galerias", disse Saatchi em comunicado à Reuters. "Se eles não têm os contatos necessários ou não têm habilidade para se promover, até mesmo os bons artistas podem enfrentar dificuldades."

"O objetivo do site é criar uma comunidade de artistas que possam exibir seu trabalho com facilidade para um público mundial de colecionadores, marchands e curadores, em condições iguais para todos." Foi o interesse de Saatchi que transformou artistas desconhecidos como Tracy Emin e Damien Hirst ¿ com suas camas sujas e quadrúpedes conservados em formol ¿ em nomes conhecidos do grande público, valorizando seus trabalhos em todo o mundo.

Não se sabe se o próprio Saatchi já comprou alguma das obras expostas no site. Além de divulgar seu nome, Saatchi não recebe nenhum outro benefício de sua galeria virtual. Não existe procedimento de avaliação artística prévia das obras, que abrangem pinturas, fotografias, esculturas, instalações e vídeos. "Isso destruiria a idéia que está por trás do conceito", disse um porta-voz de Saatchi. "A galeria é aberta a todos. Ela proporciona a artistas cujos trabalhos, de outro modo, talvez nunca chegassem a ser vistos, o acesso a um público de milhões de pessoas."

O site da Your Gallery, www.saatchi-gallery.co.uk, já vem recebendo em média 1,7 milhão de visitas por dia. Artistas, marchands e consumidores navegam pelo site, batem papo e avaliam os trabalhos. Nem todos os marchands saudaram a iniciativa, que, ao mesmo tempo em que lhes garante acesso fácil a novos talentos, elimina seu papel de intermediário nas vendas, acabando com seus honorários.

"Os grandes marchands sempre existirão, pois possuem as conexões no mundo artístico necessárias para promover um artista", disse o porta-voz de Saatchi. "Mas o reverso da moeda é que o site permite aos artistas venderem diretamente, sem intermediários. Isso pode ser um problema para os marchands menores, no longo prazo."

 
 

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