DNA do vírus da varíola está à venda na Internet

A seqüência genética do vírus mortal da varíola pode ser obtida facilmente pela Internet sem que seja necessário nenhum tipo de identificação do comprador, denuncia hoje o jornal britânico The Guardian. Como a maior parte da população não tem resistência imunológica ao extinto vírus da varíola, se dez pessoas se infectassem, a doença seria transmitida a 2,2 milhões em um período de 180 dias, diz o jornal.

Os ingredientes básicos para a elaboração desta potencial arma biológica estão ao alcance de qualquer um e podem ser empregados para fins terroristas, revela uma pesquisa realizada pelo jornal, que comprou uma seqüência genética do vírus.

Desde que a varíola foi erradicada, há 30 anos, sua seqüência genética só pode ser encontrada em laboratórios. O DNA da varíola, da mesma forma que as seqüências genéticas de outros vírus, estão disponíveis em bases de dados acessíveis por qualquer pessoa pela Internet.

Apesar de existirem razões legítimas para os pesquisadores usarem o DNA de um vírus, como desenvolver vacinas ou tratamentos para combatê-lo, o jornal denuncia a falta de regulamento para investigar a identidade do comprador. "Esta é a história mais preocupante ouço em muito tempo. Claramente, existe um buraco que deve ser tapado com regulamento ou legislação", afirmou o deputado liberal-democrata Phil Willis, presidente do comitê parlamentar de ciência e tecnologia.

O analista em armas biológicas e químicas da Universidade de Leeds, na Inglaterra, Alistair Hay, responsável por assessorar o Governo e a Polícia sobre o assunto, afirmou estar preocupado devido à empresa provedora estar disposta a fornecer o DNA a organismos privados.
  EFE

 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home