Assinantes de banda larga protestam contra a lentidão

JULIANO BARRETO
da Folha de S.Paulo

Contratar um serviço de internet por banda larga mais veloz nem sempre significa fazer com que todas as tarefas on-line sejam aceleradas. Mesmo quem assina os planos mais caros tem reclamações e pode se sentir frustrado. As operadoras dizem não poder garantir a velocidade máxima de envio e de recebimento de dados em todos os casos, pois cada site têm particularidades que interferem na qualidade de transmissão de informações.

Com o intuito de achar uma solução para esse impasse, alguns usuários buscam aconselhamento jurídico e se reúnem em grupos para reclamar.

Os administradores do site UnderLinux iniciaram a confecção de
uma carta aberta para cobrar a Telefônica, dona dos planos do Speedy.

De acordo com a mensagem de protesto, que é aberta a contribuições, a velocidade de envio do Speedy é insuficiente. Rafael Capovilla, um dos criadores da carta aberta, diz que os usuários do serviço de banda larga da Telefônica não são atendidos quando reclamam individualmente. "Juntar pessoas com a mesma reclamação pode dar um empurrãozinho para que a empresa mude".

Quem já está lutando contra as prestadoras há mais tempo, como Horácio Belforts, da Associação dos Usuários de Acesso Rápido (
www.abusar.org), que representa assinantes insatisfeitos na Justiça há mais de cinco anos, acredita que mudanças nos planos são difíceis.

Para ele, a Telefônica não tem concorrentes em São Paulo e a Anatel não exerce a fiscalização adequada. "Dessa forma, os direitos do consumidor são ignorados e é complicado obter qualquer vitória", diz.

Outro lado

A Telefônica afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que as reclamações da carta de protesto contra o Speedy não apontam um "problema real". A empresa explica que o plano de 8 Mbps tem a velocidade de envio mais rápida praticada no mercado atual e que seus planos servem bem para quem faz tarefas como buscas na internet e download de músicas.

Questionada sobre uma melhora nos planos, a empresa afirmou que investirá na no padrão ADSL v2, mais rápido e constante, e que poderá lançar planos para usuários com necessidades específicas.

 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home