Veja como funcionam os torpedos na TV

JULIANA CARPANEZ
da Folha Online

Os torpedos na TV --alternativa popularizada neste ano por emissoras abertas-- têm como principal objetivo aumentar a interação entre programas e telespectadores. As mensagens exibidas na tela são enviadas via telefones celulares, dispensando o uso de computadores.

Estas informações saem do celular, vão para a operadora de telefonia fixa e são então encaminhadas até os servidores utilizados pelo programa de TV --tudo isso graças ao serviço das integradoras, empresas responsáveis pela transmissão de dados de celular.

Antes de o texto ir para o ar, softwares e funcionários fazem uma triagem para excluir mensagens ofensivas ou com palavrões.

Entre o envio e a divulgação da mensagem na tela são cerca de cinco minutos --isso no caso do "Chat TV", programa exibido pela Net que funciona como um bate papo on-line, "movido" a torpedos.

Para exibir sua mensagem na TV, o usuário deve digitar um número definido pelo programa e escrever uma mensagem. No "MTV de Bolso", da emissora popular entre os jovens, também é possível exibir uma foto junto com a mensagem. Para isso, é necessário preencher um cadastro na internet.

Veja como funciona o torpedo na TV, tendo como base o "Chat TV"

- O usuário digita 48037, escreve a palavra "perfil" e envia a mensagem.

- Em seguida, recebe torpedos que pedem informações como o apelido, sexo, idade, opção sexual e cor do sinal (de verde a vermelho, dependendo da disponibilidade para receber mensagens). O envio das respostas é gratuito e dura cerca de 15 minutos.

- Depois de preenchido este cadastro, o telespectador pode enviar mensagens ao programa. Para isso, deve digitar 48037 e escrever os textos. Cada mensagem custa R$ 0,31 mais impostos --cerca de R$ 0,37 de um telefone da Vivo, em São Paulo.

- O número de telefone do usuário é mantido em sigilo. Se alguém quiser responder, deve digitar o nome do "alvo" na mensagem de texto. Também é possível conversar em privado utilizando a letra "p" e um "espaço" antes de escrever o nome da pessoa.

- Se quiser personalizar suas mensagens --elas aparecem em rosa para mulheres e azul para os homens--, o telespectador pode enviar um torpedo com a palavra "adesivo". Ele recebe uma lista e pode escolher um caneco de cerveja, coração, flor e bola de futebol, entre outros ícones.

 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home