Cientistas desenvolvem robô-barata
 


Uma equipe de cientistas europeus escolheu a barata para realizar testes de uso de robôs em grupos de animais. O "robo-roach", como foi apelidado, é um pequeno robô que possui como características o movimento e o cheiro das baratas que, apesar de não parecer muito para um olhar humano, é capaz de se disfarçar com maestria entre o reino destes odiados insetos.

Carregado de feromônios reais, o "robo-roach" é capaz de se aproveitar do que os cientistas chamam de "inteligência coletiva" presente na maior parte dos reinos de insetos e outros animais, o que significa que em um grupo, todos seguem um comando individual "invisível" ou "supremo".

Um vídeo, em inglês, que pode ser acessado através do atalho snurl.com/r2ov, demonstra o funcionamento do robô e explica quais seus métodos de ação. O pequeno robo-roach pode, por exemplo, modificar o hábito de um grupo de baratas e trazê-lo até seu predador. O uso de feromônios é um dos principais aliados do robô, caso contrário a barata poderia confundir o robô com um predador e a pesquisa fracassaria.

Ao contrário do que pode parecer, o experimento não é apenas uma maneira de enganar baratas e acabar com todas elas de uma vez. O grupo, formado por cientistas franceses, belgas e suíços, já começou a desenvolver robôs que interajam de maneira semelhante com ovelhas e galinhas, o que poderia ser utilizado em fazendas para manter sob controle um grande grupo de animais que agem por princípios coletivos semelhantes.

Para alguns pesquisadores, tal experimento contribui ainda para um alto desenvolvimento da chamada inteligência artificial, possibilitando a criação de grupos inteiros de robôs que se comportem exatamente iguais aos modelos reais.

A matéria sobre a barata-robô e o emprego da tecnologia pode ser lida, em inglês, no site da New Scientist Tech, através do atalho snurl.com/r2p6. Em tempo, quanto ao nome do robô, "robo-roach", ele se origina da palavra para barata em inglês, que é "cockroach", uma corruptela do espanhol "cucaracha"
 
Magnet

 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home