Google confirma remoção de páginas do Orkut a pedido do Brasil
 

O Google Inc. confirmou nesta quinta-feira que vai remover várias comunidades do site de relacionamentos Orkut depois que autoridades brasileiras alegaram que elas promovem violência, terrorismo e pedofilia.

"Aquelas (páginas) que a nossa equipe do Orkut identificar inconsistentes com seus princípios serão imediatamente removidas", disse uma porta-voz do Google no Brasil na quinta-feira.

Ela acrescentou que uma lista formulada por uma força-tarefa do governo brasileiro, policiais federais, promotores públicos e organizações não-governamentais é vaga e que isso poderia atrasar a remoção de algumas páginas, acertada na terça-feira com autoridades brasileiras.

Dentre as páginas que seriam retiradas estão a que pede o assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a que promete explodir o Congresso Nacional.

Também seriam removidas uma página de pedofilia infantil sobre crianças de zero a um ano de idade, outra que ensina técnicas de terrorismo e uma supostamente criada pela organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

O Ministério Público chegou a acusar o Google de atrapalhar as investigações por manter no anonimato os criminosos da web.

A maior empresa de buscas na Internet, com sede nos EUA, resiste em fornecer dados pessoais de seus clientes sob alegação que isso contraria a legislação norte-americana.

A força-tarefa ainda tentará convencer a empresa a quebrar o sigilo de clientes brasileiros autores de conteúdo ilegal no maior site de relacionamento do mundo.

Um novo encontro com representantes do Google, marcado para ocorrer em 15 dias, deve selar um acordo mútuo de cooperação.

O Orkut, hoje com 16 milhões de usuários e disponível em 12 línguas, virou uma febre no país, com cerca de 72 por cento de seus internautas declarando-se brasileiros, segundo dados fornecidos pelo Google.
 
Reuters

 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home