AMD investirá US$ 2,5 bi para expandir fábricas na Alemanha

A Advanced Micro Devices, segunda maior fabricante mundial de microchips para computadores pessoais, anunciou na segunda-feira que investirá US$ 2,5 bilhões na expansão de suas duas fábricas na Alemanha. A expansão surge em um momento em que a AMD vem ampliando firmemente seu mercado à custa da Intel, sua rival de maior porte, e coloca em destaque o desejo da empresa de provar que seus problemas de fornecimento de chips não existem mais.

A expansão também foi revelada depois do anúncio, há alguns dias, de que a Dell começará a usar chips da AMD em servidores, o que alimenta expectativas de que a maior fabricante mundial de computadores pessoais ofereça mais produtos equipados com chips AMD no futuro. "À medida que continua a subir a demanda por produtos AMD, nós ampliamos nossa capacidade de produção de maneira inteligente para atender às necessidades cada vez maiores de nossos clientes", afirmou Hector Ruiz, presidente-executivo da AMD, em comunicado.

O dinheiro, a ser investido nos próximos três anos, será usado em parte para reformar a primeira fábrica de chips da AMD em Dresden, conhecida como Fab 30, reequipando-a com máquinas capazes de trabalhar com placas de silício duas vezes maiores, que oferecem rendimento duas vezes superior ao das placas atuais em termos de volume de chips produzidos. A AMD também expandirá a capacidade de sua segunda, e nova fábrica em Dresden, a Fab 36, que começou a testar equipamentos de produção de chips no mês passado e se prepara para começar a produção em massa em breve.

Além disso, a AMD construirá uma nova "sala limpa", no ano que vem, na qual a preparação de placas de silício para ambas as fábricas será realizada. Construir uma instalação separada para a sala limpa liberará mais espaço para produção nas fábricas, segundo a empresa. As fábricas de chips estão gradualmente adotando as mais recentes técnicas de produção, que cortam os chips de placas de silício de 300 milímetros de diâmetro, mais ou menos do tamanho de um prato de jantar.
 
Reuters

 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home