Google lança agenda online gratuita
 


O Google lançou, nesta quinta-feira, um serviço gratuito de agenda na Web para consumidores que desejem registrar compromissos e compartilhá-los com outros usuários, aumentando a competição com rivais como o Yahoo e a Microsoft. O Google Calendar, disponível em calendar.google.com, oferece diversos recursos que tornam tão fácil usar o serviço online quanto os programas desse gênero instalados em computadores, a exemplo do Outlook, permitindo que os usuários "cliquem e arrastem" anotações de uma agenda para outra.

O novo serviço aproveita truques inteligentes de programação na Web e emprega as linguagens Javascript e XML, bem como o RSS. Mas o maior avanço talvez seja o uso de uma tecnologia conhecida como "linguagem natural de processamento", que simplifica o registro de anotações. O recurso permite que usuários digitem comandos simples como "sair do trabalho hoje às 17h" ou "drinques com Elinor na quinta-feira", que o sistema é capaz de interpretar e inserir automaticamente na agenda. As anotações podem ser pessoais, compartilhadas com amigos ou abertas a todos os usuários da Web, disse o gerente de produto do Google Calendar.

"O Google Calendar toma todos os eventos de minha vida e os conserva em um único lugar", disse Carl Sjogreen, em entrevista por telefone. "Permitimos que o usuário crie múltiplas agendas e as compartilhe com outras pessoas, e vincule as agendas na Web à agenda de sua máquina", disse o gerente de produto do Google.

Os usuários do serviço gratuito de e-mail do Google, o Gmail, provavelmente considerarão o Google Calendar especialmente útil. O software do Google vasculha o Gmail e reconhece menção a eventos, e oferece ao usuário a oportunidade de acrescentar as datas à sua agenda. Detalhes sobre a agenda online, alvo de boatos há muito tempo, acompanhada de imagens do programa e guias de instruções, acabaram vazando em fevereiro entre os entusiastas da tecnologia no Silicon Valley.

O serviço de agenda é um desafio direto ao Yahoo Calendar, líder entre os serviços online de agenda nos Estados Unidos, introduzido em 1998 e pouco alterado nos últimos anos. Mas o Google disse que planeja "ser bonzinho" e permitir que os usuários vinculem o Yahoo Calendar ao Google Calendar.
 
Reuters

 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home