Domínio ".eu" recebe mais de 1 milhão de pedidos
 

Publicidade
da Efe, em Bruxelas

Mais de 1 milhão de pedidos para obter o domínio ".eu" na internet foram apresentados hoje, após sua entrada em vigor para os cidadãos da União Européia (UE). Até então, apenas empresas e instituições podiam solicitar endereços na internet com esta extensão.

Às 14h52 de Brasília, o total de solicitações era de 1.003.760, segundo a EURid, empresa que administra o domínio. A abertura de inscrições começou às 6h de Brasília.

Durante uma entrevista coletiva na qual apresentou o novo domínio europeu, a comissária para a Sociedade da Informação européia, Viviane Reding, considerou o volume de pedidos como "um movimento em massa", principalmente da Alemanha, Reino Unido, Holanda, Suécia e Bélgica.

A Alemanha (com 255 mil pedidos) e o Reino Unido (com quase 242 mil ) são os países de onde vieram mais pedidos.

O registro de um nome custa, em média, 15 euros --o preço varia de acordo com o país. Por haver centenas de registradores competindo entre si, "convém que o interessado estude o mercado para obter as melhores condições de preço", recomendou a Comissão Européia em comunicado.

Para registrar seu domínio ".eu" --concedido por ordem de chegada da solicitação--, os interessados terão que recorrer a um dos registradores credenciados. Não é necessário ser cidadão da União Européia para criar um endereço com a nova extensão. "Toda pessoa que tiver residência ou local de trabalho na Europa pode se registrar, seja qual for sua nacionalidade", disse a comissária.

O novo domínio, de acordo com Reding, abre novas expectativas para um mercado potencial de 450 milhões de pessoas na UE e responde a uma "promessa" feita pela Comissão Européia durante um Conselho da UE realizado em Lisboa, em 2000.

Os pedidos podem ser feitos em qualquer das 20 línguas oficiais da União Européia, e serão registrados automaticamente. As instituições e funcionários da UE passarão a utilizar a partir de 9 de maio --dia da Europa-- nome com o domínio ".eu" de forma simultânea.

Em relação às empresas, até o momento há ativos 24.405 domínios com a extensão ".eu", segundo os dados da EURid.

 
 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home