Empresa lança teclado específico para indianos

A Índia, um dos maiores centros de desenvolvimento tecnológico do mundo, recebeu de pesquisadores locais uma das primeiras dádivas digitais concedida ao país: um teclado próprio. Teclados baseados em línguas ocidentais são incompatíveis com um povo que hoje fala 14 línguas oficiais e 500 diferentes dialetos.

Conhecido como "teclado gestual", o dispositivo nada mais é do que uma caneta e uma mesa digitalizadora, um conjunto capaz de reconhecer os movimentos da mão e transferi-los para qualquer aplicação como editores de texto, ferramentas de bate-papo ou navegadores.

  • Conheça os teclados mais estranhos

    Até o momento, apenas duas das principais línguas indianas podem ser reproduzidas no dito teclado: a nacional "Hindu" e a "Kannada", outra língua oficial do estado onde está situada Bangalore. Segundo o site de notícias MercuryNews, de acordo com estatísticas de 2004, apenas 24% dos 223 milhões de cidadãos indianos sabem usar computadores.

    Ao mesmo tempo que o preço isola parte deste universo, outro obstáculo a ser vencido é o da linguagem, já que apenas 30% da população conseguiram se adaptar à língua inglesa. Caso o novo teclado se prove bem sucedido, o que é tido como quase certo, beneficiará diversos outros mercados além da Índia, como por exemplo o do Nepal, Sri Lanka e Bangladesh, entre outros, que devem receber uma versão do aparelho.

    Até agora 100 unidades do produto já foram vendidas, entre US$ 45 e US$ 50, ainda em fase de testes. O laboratório indiano da empresa também está trabalhando em soluções criativas que podem ajudar o mundo inteiro, como uma mesa digitalizadora para preencher documentos, capaz de poupar o tempo utilizado hoje para digitar novamente todos os dados escritos em formulários, além de um sistema capaz de imprimir material da TV, conforme noticiou o site SFGate.com.
     
    Magnet

  •  
     

    Arquivo noticias>> clic

    mais noticias do mês... clic

          


    E-mail

    Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

    Home