Tecnologia evita que motoristas adormeçam

O experimento "Sensation", conduzido por especialistas em toda a União Européia, será aplicado inicialmente em caminhoneiros e motoristas profissionais de ônibus, mas poderá vir a ser estendido ao público em geral. Baseada num dispositivo que custa cerca de US$ 3.500, a tecnologia utiliza um conjunto de sensores para checar de forma não intrusiva quão alerta o motorista está. As informaçõe são do site News.Telegraph

Uma pequena câmera monitora o movimento dos olhos, procurando evidências de cansaço, tais como piscar excessivamente. O assento é coberto com material que acompanha mudanças na temperatura corporal e outros sensores podem ser colocados em dedos e orelhas. Se há sinais de que o motorista está prestes a cair no sono, o equipamento soa um longo bip para alertá-lo.

Um estudo na África do Sul mostra que um terço dos motoristas profissionais sofre de distúrbios do sono - 46% dos motoristas pesquisados admitiram dirigir sonolentos e um terço já esteve próximo de adormecer ao volante. Em torno de 11% fizeram viagens de mais de 800 km sem pausas, e 70% acreditam que baixar o vidro da janela do carro é um bom método para espantar o sono. Um motorista em três crê que o mesmo efeito pode ser conseguido ligando o rádio.

Robin Cummins, consultor de segurança na estrada da RAC, diz: "Os carros estão mais confortáveis do que nunca e longas jornadas podem dar aos motoristas uma falsa sensação de segurança. É preciso separar tempo para pausas planejadas e reconhecer quando nossos corpos precisam descansar, para assegurar que somos capazes de permanecer alertas e concentrados".
 
Magnet

 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home