Robôs britânicos se preparam para a Copa do Mundo

JONATHAN FILDES
da BBC Brasil

Um campeonato de futebol envolvendo times de robôs disputado em Coventry, na Inglaterra, foi vencido pelos autômatos da universidade de Plymouth, que bateram os donos da casa na final.

Em sua terceira edição, o campeonato inglês da categoria serviu para os estudantes de diversas universidades para aperfeiçoarem os robôs, visando a Copa do Mundo que acontece em Dortmund, na Alemanha, em junho próximo.

Os vencedores do campeonato disputarão a Copa em Dortmund, mas contarão com as idéias e sugestões de todos os times que atuaram em Coventry.

O torneio, que durou dois dias e também teve a participação de times das universidades de Nottingham, Oxford e da Open University, segue as regras estabelecidas pela Federação Internacional de Futebol de Robôs.

Todos os robôs são feitos a partir de um mesmo modelo que pode ser adaptado, diminuindo peso ou tamanho.

As máquinas, que são pequenas caixas com rodas, disputam a partida usando uma bola de golfe alaranjada pelo ‘gramado’.

Com cinco ‘jogadores’ em cada time, os robôs tomam todas as decisões mandando dados para um computador através de ondas de rádio, para que se calcule se o melhor movimento a ser feito é um passe ou a condução da bola pelo campo.

“Eles são totalmente autônomos”, explicou Aris Carcanias, um dos ‘técnicos’ da Universidade de Warwick, organizadora do torneio. “Todas as jogadas são decididas pelo computador”.

A primeira Copa do Mundo foi disputada em 1997 e a meta para o esporte é o de ter condições de colocar em campo um time para desafiar um time formado por jogadores campeões mundiais em 2050.

Os criadores da competição mundial, a Robocup, alegam que projeto é extremamente sério, porque pode ajudar o desenvolvimento de robôs para atuar em diversas áreas, como por exemplo, no resgate de pessoas em situação de risco.

Segundo eles, o futebol tem muitos aspectos que precisam ter grandes avanços nos próximos anos, como dinâmica de grupo, percepção de tempo, capacidade de decisão, interferência de agentes físicos e alto nível de controle motor.
 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home