No Japão, 30% das empresas monitoram uso da internet
 

Publicidade
da Folha Online

Cerca de 30% das grandes empresas do Japão admitem monitorar o computador de seus funcionários, para saber como eles usam a internet. A prática não é recente; há anos, organizações controlam os sites visitados, além dos e-mails enviados e recebidos por seus colaboradores.

A informação tem como base um estudo feito por Masakazu Kobayashi, professor do Instituto de Segurança da Informação de Tóquio. O especialista afirma que esta porcentagem deve aumentar ainda mais, com a crescente preocupação das empresas relacionada ao vazamento de informações confidenciais.

"É assustador. Nos últimos cinco anos, muitas companhias adotaram esta prática", afirmou. "Estes softwares de espionagem, criados nos Estados Unidos durante os anos 90, tornaram-se cada vez mais sofisticados no Japão."

Um programa citado pela agência de notícias Associated Press, por exemplo, cria documentos que relatam minuto a minuto as ações do funcionário no computador. "A mensagem é clara: as companhias querem que seus funcionários se comportem, pois estão sendo observados", disse o especialista.

Segundo a Associated Press, geralmente os funcionários japoneses saem perdendo quando abrem processos relacionados ao "monitoramento excessivo" dentro das organizações.


 

 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home