Cidadãos europeus podem criar sites com extensão ".eu"

Publicidade
da Efe , em Bruxelas

Os cidadãos da UE (União Européia) podem solicitar o registro na internet de nomes de domínio ".eu", abertos ao grande público depois de um período em que estiveram reservados para empresas e instituições. Este tipo de registro teve início hoje, às 6h (de Brasília).

Todos os interessados podem apresentar seus pedidos, que serão examinados em ordem de chegada. "O primeiro a chegar será o primeiro a ser atendido", informou o EURid (Registro Europeu de Domínios da internet), organização sem fins lucrativos com sede na Bélgica que administra a concessão de domínios.

"Ninguém sabe exatamente quantas solicitações de novos nomes de domínio serão recebidas no primeiro dia. Mas o interesse até o momento é significativo", disse Marc Van Wesemael, gerente do EURid. Ele prevê a chegada de "centenas de milhares" de pedidos.

Quem estiver interessado em um domínio ".eu" precisa se conectar a um dos mais de mil servidores do EURid, que competem entre si para oferecer os melhores serviços e preços aos clientes. As empresas radicadas na UE ou com filiais no seu território já podiam registrar um domínio ".eu" desde 7 de dezembro do ano passado.

Até o momento, há 24.405 domínios ".eu" ativos, segundo os dados do EURId. A Alemanha lidera, com cerca de 7.300, seguida da França (3.700), Holanda (3.400) e Reino Unido (2.300). A instituição afirma que, desde dezembro, recebeu no total cerca de 340.400 solicitações.

O domínio ".eu" não substitui os domínios nacionais, como ".uk" ou ".pt", sendo complementar a eles.


 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home