Piratas usam até criança desaparecida para enganar internautas

Publicidade
da Folha Online

Um e-mail criado recentemente mostra que os piratas virtuais estão dispostos a usar todo e qualquer tipo de estratégia para enganar internautas e espalhar vírus. Neste caso, a mensagem foge do lugar comum --uso do nome de empresas e instituições financeiras--, divulgando informações sobre o falso desaparecimento de uma criança de quatro anos.

O tom desesperado do e-mail --algo que ajuda a comover--, mostra a total falta de caráter dos criadores da mensagem. "Vamos ajudar um pai desesperado", "que Deus abençoe todos os colaboradores" e "repassem [o e-mail] por misericórdia" são algumas das frases usadas.

Quando o usuário clica em um link para visualizar a imagem do garoto desaparecido, instala involuntariamente em seu PC o cavalo de tróia Downloader.ACR. Esta tática leva o nome de
phishing scam e tem como objetivo roubar informações dos usuários --com acesso a dados bancários, piratas podem realizar transferências financeiras.

"Os phishings induzem os usuários a clicar em links para ver fotos, preencher cadastros ou até mesmo baixar alguma atualização de programa. Na dúvida, a melhor opção é nunca clicar no endereço sugerido", afirma Patrícia Ammirabile, da empresa de segurança McAfee.

A mensagem com o título "Filho Desaparecido! Ajudem!" identifica os pais da criança como Paul e Thais. O falso desesperado diz que seu filho sumiu "ontem à tarde", em Guarulhos, quando brincava na rua. Na história inventada, um homem convenceu o garoto a acompanhá-lo e, desde então, a criança não foi mais vista.
 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home