Computador alemão "percebe" emoções de usuários

da Ansa, em Roma

Um projeto alemão tem como objetivo criar computadores capazes de perceber se seus usuários estão calmos ou nervosos --neste último caso, eles podem transferir para a máquina todas as suas tensões.

A proposta é de pesquisadores do Fraunhofer Institute para a Pesquisa Gráfica dos Computadores IGD, em Rostock, na Alemanha. A máquina será apresentada na feira de tecnologia CeBIT 2006, que acontece em março em Hanover.

Segundo os especialistas, diversos estudos demonstraram que muitos usuários "maltratam" seus computadores. Com base nestes dados, descobriu-se que a agressão contra o PC é um problema que, segundo os pesquisadores, merecia ser estudado mais a fundo.

Apesar de os golpes contra os PCs não melhorarem o desempenho dos computadores, eles podem causar perdas do ponto de vista econômico. De acordo com os especialistas, estes seriam motivos suficientes para produzir máquinas capazes de perceber as emoções dos usuários.

O PC registra as emoções de quem o utiliza por meio dos processos fisiológicos periféricos, como a mudança da postura, o mau humor e a irritação. Alguns destes dados seriam transmitidos ao computador por meio de uma máquina fotográfica programada para analisar as imagens.

Os batimentos cardíacos, o ritmo da respiração, a pressão do sangue e a temperatura seriam medidos via uma luva com uma série de sensores. "Este acessório possui um dispositivo que avalia e conserva os dados. Também estamos trabalhando para produzir uma tecnologia capaz de interpretar as expressões da face e entender as emoções contidas nas mudanças de voz", Christian Peter, do departamento Human-Centered Interaction Technologies.

 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home