Celular "transforma" torpedo em língua de sinais

da Folha Online

Um aplicativo para telefones celulares com tecnologia GSM permite que seus usuários recebam torpedos no formato de libras (língua brasileira de sinais). A novidade, criada pela Brasil Telecom GSM, recebeu o nome de Torpedo Rybená --em Xavante, a última palavra quer dizer "comunicação".

O público-alvo do serviço são os deficientes auditivos que vivem na área coberta pela companhia --um universo estimado em 590 mil pessoas.
 

Os aparelhos Siemens CX65, Siemens M65, Nokia 6600 e Nokia 3660 são compatíveis com a novidade, que pode ser baixada via site WAP (Wireless Application Protocol) da Brasil Telecom GSM. A empresa diz que, a partir do próximo dia 15, venderá em suas lojas o telefone Siemens CX65 com o aplicativo já instalado.

Com o programa --que levou três meses para ser desenvolvido--, o usuário pode ver na tela de seu celular a animação com sinais que substituem as tradicionais mensagens de texto. O envio dos torpedos precisa ser feito em português, pois o software transforma os textos em libras.

Para baixar gratuitamente o aplicativo, é necessário entrar no menu WAP da operadora e selecionar as opções "destaques" e "Torpedo Rybená". O usuário paga por cada torpedo enviado --como no sistema tradicional de envio de mensagens.

 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home