Sites de sexo lideram domínio ".eu"

A União Européia anunciou nesta quarta-feira o sucesso do lançamento de seu domínio ".eu", que recebeu cerca de 100.000 pedidos de registro de nomes em suas primeiras três horas de existência. Os sites sobre sexo, tickets e hotéis lideram as preferências.

O processo para conseguir o registro começou pontualmente às 10h00 GMT (08h00 de Brasília) e nos primeiros 15 minutos foram recebidos cerca de 40.000 pedidos, a um ritmo de 40 por segundo, segundo o Eurid, uma empresa sem fins lucrativos escolhida pela Comissão Européia para administrar a extensão ".eu".

Como previsto, os domínios mais pedidos tinham a terminação sex.eu, seguidos por tickets.eu e hotel.eu. Nas primeiras três horas, já haviam sido registrados cerca de 100.000 pedidos. A Alemanha estava na liderança, com 35% do total, seguida da França e da Holanda (12% cada uma), da Grã-Bretanha (10%) e da Bélgica (6%), segundo o Eurid.

"Está funcionando muito bem", disse Martin Selmayr, porta-voz da comissária européia da Sociedade da Informação, Viviane Reding. O objetivo da Comissão Européia é transformar a identidade ".eu" numa marca tão importante quanto a do domínio '.com'". O ".eu" não pretende substituir os nomes das identidades nacionais como ".es" para Espanha ou ".fr" para França, mas criar uma identidade internet "paneuropéia" no ciberespaço.

"Um vendedor de flores holandês, um fabricante de chocolate belga e um viticultor francês poderão, graças a seu nome em '.eu', indicar a seus clientes em potencial sua capacidade para enviar produtos para toda a Europa", disse Reding na semana passada. Um nome de domínio é um modo simples de identificar um computador ou uma rede na internet. Em vez de utilizar endereços baseados em dados difíceis de reter, os usuários da internet preferem adotar nomes.

Os domínios mais conhecidos são os gerais, como ".com", ".org", ".net" ou ".int", assim como os dos países. De acordo com o projeto da UE, a partir desta quarta-feira e durante dois meses será a vez de inscrever as marcas já registradas e organismos públicos.

Depois, por mais dois meses, poderão ser apresentados pedidos para nomes de empresas, marcas ainda não registradas e até nomes de obras de arte. As pessoas físicas deverão esperar até 7 de abril para ter uma identidade européia. Desde junho, o Eurid colocou à disposição dos usuários cerca de 700 escritórios de inscrição, de todas as nacionalidades.

O Eurid pretende alcançar o milhão de ".eu" no primeiro ano de existência do domínio. O registro deve avançar com muita rapidez, sobretudo quando se considera que já existem cerca de 9 milhões de ".de" (Alemanha) e 6 milhões de ".uk".
 

 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home