Sonda espacial japonesa pousa em asteróide


Uma sonda japonesa em missão para recolher as primeiras amostras de rochas de um asteróide pousou em seu alvo no domingo, mas ainda não desprendeu o equipamento para a coleta de material, informou nesta quarta-feira notícia de Kyodo.

Cientistas da Agência Espacial Japonesa (JAXA) haviam dito antes que a sonda não tripulada tinha falhado em aterrissar no Itokawa, distante cerca de 300 milhões de quilômetros da Terra.

Depois de uma viagem de 2 anos e meio, a nave espacial permaneceu na superfície do asteróide, de 548 metros de largura, por 30 minutos, registrando o primeiro pouso de uma espaçonave japonesa em um corpo celestial, disse Kyodo.

A agência espacial decidirá nesta quinta-feira se a sonda tentará um segundo pouso.

Acredita-se que asteróides, ao contrário de grandes corpos espaciais como a Lua, contenham rochas que tenham permanecido pouco alteradas desde o começo do sistema solar e, portanto, possam oferecer informações valiosas sobre as origens do universo.

Informações sobre a estrutura desses astros também pode ser vital, no caso de um asteróide em rota de colisão com o planeta.

A sonda, chamada de Hayabusa ("falcão", em japonês), já enviou à Terra série de detalhadas imagens do asteróide, que a imprensa japonesa observou como parecido com uma batata.

Em fotografia, tirada no domingo e publicada no Web site da JAXA (http://www.isas.jaxa.jp/e/snews/2005/1110_hayabusa.shtml), a sombra da sonda pode ser vista na superfície do Itokawa.

O asteróide Itokawa é nomeado em homenagem ao cientista japonês Hideo Itokawa, pioneiro no desenvolvimento de foguetes.

(Por Mike Miller, edição em português de Claudia Amanda; Reuters Messaging: mike.miller.reuters.com@reuters.net; +81-3-5473-3709))
 
Reuters

 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home