Microsoft digitalizará 100 mil livros da Biblioteca Britânica

A Microsoft chegou a um acordo com a Biblioteca Britânica para digitalizar 25 milhões de páginas impressas, equivalentes a cerca de 100 mil volumes. O acordo permitirá ao gigante americano da informática colocar cópias digitais desses livros na Internet.
 
  • Google oferece livros completos na Web

    Segundo o jornal britânico Financial Times, o acordo assustou a Comissão Européia (CE, braço executivo do bloco europeu), que anunciou seu próprio plano para preservar em versão digital o legado visual e escrito do Velho Continente.

    A aliança com a Biblioteca Britânica é interpretada como uma tentativa por parte da Microsoft de recuperar o terreno perdido em sua batalha com a concorrente Google, que lançou ontem sua coleção digital de livros.

    Os livros, jornais, mapas e manuscritos digitalizados no contexto do novo acordo entre a Microsoft e a Biblioteca Britânica estarão disponíveis no site dessa prestigiada instituição e em um serviço especial que será lançado como teste no próximo ano.

    Embora ainda não esteja decidido definitivamente o modelo comercial, acredita-se que a Microsoft oferecerá uma combinação de serviços gratuitos apoiados pela publicidade e certos conteúdos pelos quais os usuários deverão pagar.

    Enquanto isso, o Google enfrenta um processo da indústria editorial americana, que o acusa de digitalizar livros protegidos pelo direito de propriedade intelectual. O Google, no entanto, que colaborou com a Biblioteca Pública de Nova York, assim como com as bibliotecas das universidades de Harvard, Stanford, Michigan e Oxford, digitalizou milhares de livros publicados antes de 1923 e considerados de domínio público.

    A Microsoft fará um investimento inicial de US$ 2,5 milhões na Biblioteca Britânica no ano que vem. Embora na "fase piloto" sejam digitalizados apenas 10 mil livros, a Microsoft deixou bem claro que sua aliança com a Biblioteca Britânica é a longo prazo.

    A operação será realizada em conjunto com a chamada Aliança para a Abertura dos Conteúdos (OCA, na sigla em inglês), consórcio de grupos beneficentes e privados liderados pelo Yahoo e que é considerado uma resposta à operação lançada pelo Google.
     
    EFE

  •  
     
     

    Arquivo de Notícias>> clic

    mais noticias... clic

          


    E-mail

    Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

    Home