Google chega ao universo off-line para lucrar com anúncios

da Folha Online

O site de buscas Google também pretende atrair investimentos vendendo espaço para anúncios off-line --na primeira metade deste ano, a empresa faturou US$ 712 milhões com as propagandas virtuais exibidas no site.

A estratégia utilizada para atingir esse objetivo consiste na compra de páginas de revistas, nas quais o Google coloca anúncios de empresas que já são suas clientes no universo virtual.

"Este teste limitado é parte de um esforço contínuo para desenvolver novas formas de anúncio", afirmou a empresa de buscas. O porta-voz Michael Mayzel se recusou a dizer, no entanto, se o experimento também inclui jornais.

O espaço publicitário vendido pelo Google "estreou" na edição de 6 de setembro da "PC Magazine". Cinco empresas aparecem em uma página que tem a frase "Ads by Google" (anúncios por Google, em tradução livre).

A novidade funciona como alternativa para que companhias de menor porte dividam espaço e apareçam em revistas --os preços das páginas muitas vezes funcionam como obstáculos para pequenas organizações.

De acordo com o jornal "The New York Times", o Google cobra uma taxa fixa para essas empresas anunciarem em "sua" página. Especialistas afirmam, no entanto, que o modelo de negócios pode sofrer alterações futuramente --a empresa poderia basear sua cobrança no retorno que os anunciantes têm com a propaganda, por exemplo.

Nicolas Longo, diretor-executivo da CoffeeCup Software --uma das empresas que comprou o espaço off-line do Google-- disse ter feito o investimento após receber uma ligação da empresa de buscas. "É como se a Coca-Cola entrasse em contato, dizendo que quer anunciar sua empresa na parte de trás da garrafa", compara.



 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home