Salva-vidas eletrônico impede morte em piscina
 
Uma menina de dez anos escapou de morrer afogada ao desmaiar em uma piscina no País de Gales, graças ao sistema que alertou os salva-vidas. O Poseidon é um sistema de vigilância por computador capaz de reconhecer textura, volume e movimento numa piscina, sobre e sob a água. Com uma rede de câmeras e um programa especializado que analisa em tempo real a trajetória dos nadadores, o Poseidon pode alertar o salva-vidas em segundos a respeito de um acidente em potencial.

Quando um nadador afunda, o programa emite um alerta e informa o salva-vidas do local em que a vítima se encontra, fazendo com que o socorro possa chegar a ela mais rapidamente. O Poseidon está em uso, atualmente, em oito piscinas públicas no Reino Unido e em mais de 20 nos Estados Unidos.

No caso da menina no País de Gales, as câmeras captaram a descida dela ao fundo da piscina e, ao passar três segundos sem que ela se movimentasse, soaram o alarme. Karen Gibson, uma das salva-vidas, retirou a garota da água, reanimou-a e encaminhou-a a um hospital, onde ela passou a noite. A menina se recuperou totalmente.

"O sistema é fantástico, ele realmente nos ajuda a fazer muito melhor o nosso trabalho", disse Gibson à BBC. "É virtualmente impossível aos salva-vidas enxergarem absolutamente tudo que acontece na piscina todo o tempo, em função do ambiente tipicamente barulhento e cheio de gente em que eles trabalham normalmente", concordou François Marmion, gerente geral da Vision IQ, empresa que produz o Poseidon. O sistema custa 65 mil libras, quase R$ 280 mil.
 
Redação Terra

 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home