Chinês tenta apagar estrela da Internet
 


Imoral ou exemplo a ser seguido, carente de atenção ou espírito livre? Por meses a China tem debatido o que fazer com a nova estrela da Internet, uma jovem conhecida por todo o país como Furong Jiejie, ou Irmã Furong.

Ela é vista como uma prisioneira que forçou as barreiras da mídia tradicional, mas no processo se tornou um alvo de censuras do governo, em um país controlado com mão de ferro.

A Irmã Furong começou o frenesi ao publicar fotos de si mesma sobre uma rocha em poses sugestivas em fórums de duas das maiores universidades de Beijing, as quais ela havia tentado ingressar, mas sem sucesso. As fotos e suas respectivas legendas, sobre sua própria beleza e talento, se tornaram uma febre no campus.

Mas quando o culto começou a atingir todo o país, Beijing se intrometeu. "Eles me pegaram de jeito", disse Irmã Furong, de 28 anos, cujo nome verdadeiro é Shi Hengxia.

No final de julho, autoridades chinesas obrigaram o blog mais famoso do país a retirar todo conteúdo sobre Furong. Suas fotos ainda são encontradas pela Internet, mas seus links e salas de bate-papo desapareceram das primeiras páginas dos grandes portais.

O governo chinês criou uma polícia especial para a Internet, que acredita-se ser responsável pelo fechamento de sites domésticos com conteúdo politicamente inaceitável, bloquear páginas de notícias do exterior e prendendo diversas pessoas por suas publicações online.

Vários cybercafés e lan houses foram fechadas por permitir que usuários acessem conteúdo pornográfico e violento. Cidades têm formado times de comentadores disfarçados para tentar mudar a opinião público em fórums de discussão e salas de bate-papo.

Apesar da censura do governo chinês, uma produtora de filmes de Beijing, chamada Zongbo Media, está apostando na fama de Furong. A empresa contratou a estrela para uma série de curtas, que serão distribuídos online para agradar os fãs da Irmã Furong e também para contornar o controle de censura do governo chinês.
 Reuters

 

 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home