Suicídios levam polícia a fiscalizar cybercafés no Japão

da Folha Online

Autoridades japonesas afirmaram que vão aumentar a fiscalização em cybercafés. Os motivos são uma onda de suicídios coletivos combinados via internet e também a descoberta de um assassino que contava com a ajuda da web para matar.

A polícia local decidiu fiscalizar esses estabelecimentos com mais freqüência, e autoridades propõem a criação de sites de ajuda para esses internautas.

Além disso, os proprietários de cybercafés terão de registrar todos os usuários, com seus nomes verdadeiros, antes de liberar o acesso às máquinas. A idéia é aumentar o controle sobre aqueles que usam a web nesses espaços públicos.

A decisão não agradou a todos. "Não é a medida mais eficaz, já que existem muitas maneiras de enfrentar o problema. Não podemos nos transformar também em policiais", disse um porta-voz da Associação dos Cybercafés de Tóquio.

Mortes

Nesta quarta-feira, autoridades confirmaram ter prendido um assassino que encontrava suas vítimas na web --mais precisamente em grupos de discussão freqüentados por pessoas que pensavam em se matar. Para isso, o acusado usava computadores de cybercafés.

Hiroshi Maeue, 36, matou uma mulher de 25 anos com quem se comunicava por e-mail. Os policiais só chegaram ao assassino graças a uma mensagem eletrônica que a vítima não havia apagado de seu computador.

Maeue se passava por um aspirante a suicida e, dessa maneira, atraía vítimas que também pensavam em se matar. "Provei mais de uma vez o gosto de matar, fazendo isso com quem queria a morte", disse o acusado, segundo a agência Ansa.

Sem especificar a data dos assassinatos, a Ansa afirma que ele confessou ter matado duas outras mulheres da mesma maneira.

Os suicídios coletivos combinados via internet são comuns no Japão --nos primeiros três meses de 2005, houve 10 casos envolvendo 37 pessoas. Durante 2004 o país registrou 55 mortes desse tipo, enquanto em 2003 foram 34 mortos.

Com agências internacionais


 

 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home