Cientista japonês cria andróide realista

Cientistas japoneses construíram o que dizem ser o andróide mais parecido com humanos já fabricado - uma andróide, aliás, chamada Repliee Q1. Ela conta com uma pele flexível de silicone ao invés do plástico duro usado em outros protótipos e vários sensores e motores permitem que se movimente de uma forma mais parecida com os humanos.

A andróide pode mover as pálpebras e as mãos como os humanos e até tem movimentos simulando a respiração. O professor Hiroshi Ishiguru, da Universidade de Osaka, projetista da andróide, afirmou que, um dia, os andróides poderão enganar os humanos, levando-os a pensar que são todos da mesma espécie. "Eu desenvolvi muitos robôs antes, mas percebi a importância da aparência. Uma aparência semelhante à dos humanos dá uma forte presença ao robô", disse.

Criança

Em um projeto anterior, o professor Ishiguru desenvolveu a Repliee R1, que tinha a aparência de uma menina japonesa de cinco anos de idade. Essa andróide se movia em nove direções diferentes e podia também mover o braço. Quatro sensores de tato colocados debaixo da pele do braço esquerdo reagiam de forma diferente a diferentes pressões aplicadas.

A andróide seguinte tinha a aparência de uma mulher japonesa. Para programar seus movimentos, um computador analisou os movimentos de um humano, e usou como modelo para a forma como a Repliee Q1 se move. Ela pode ser programada para seguir o movimento de um humano que esteja usando sensores de movimentação ou pode também agir de forma independente. "A Repliee Q1 pode interagir com as pessoas. Pode responder ao toque. Fico satisfeito mas ainda temos um longo caminho pela frente", disse Ishiguru.

O professor afirmou que poderá ser possível construir um andróide que pode se passar por humano, mesmo que seja por um período curto. "Um andróide pode fazer isso por um período curto, cinco a dez segundos. Entrentanto, se selecionarmos cuidadosamente a situação, podemos estender este período para, talvez, dez minutos", disse.

"Mais importante, descobrimos que as pessoas se esquecem que ela é uma andróide quando estão interagindo. Conscientemente é fácil ver que ela é andróide, mas, inconscientemente, reagimos como se ela fosse uma mulher", acrescentou.

No site do Laboratório de Robótica, da Universidade de Osaka, é possível baixar vídeos da Repliee Q1. O endereço é http://ed-02.ams.eng.osaka-u.ac.jp/lab/development/Humanoid/
ReplieeQ1/ReplieeQ1_eng.htm
 BBC Brasil

 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home