Portais mostram como é usado o dinheiro público

Para mostrar ao cidadão como o dinheiro público está sendo usado, órgãos públicos como o Ministério da Justiça e a Controladoria-Geral da União (CGU) estão lançando os seus portais de transparência, nos quais o cidadão pode acompanhar os gastos e cobrar do Estado. Para saber o que é feito do dinheiro público e acompanhar os repasses para o seu município, basta acesse os sites www.mj.gov.br/transparencia e www.presidencia.gov.br/cgu.

O diretor de Sistemas e Informação da CGU, José Geraldo Rodrigues, disse que existam várias formas de controle de aplicação de recursos e a mais legítima é a social. Segundo ele, o portal criado pela CGU leva a informação ao cidadão para que haja esse controle. Rodrigues lembrou que o acesso é facilitado. "Pela Internet, sem senhas e sem impedimentos, ele (o cidadão) pode olhar, cuidar e cobrar".

Nesta primeira etapa, quem acessar o portal pode verificar a transferência de recursos para cidades e municípios. De acordo com Rodrigues, daqui a dois meses outros dados estarão disponíveis. Ele destacou que o retorno da população tem sido positivo. "A gente tem recebido muita correspondência. Quando o assunto é algum programa, repassamos para os órgãos responsáveis para que eles respondam ao cidadão" afirma.

Gláucia Elaine de Paula, coordenadora do programa de transparência do Ministério da Justiça, conta que no site, pronto desde o fim de março deste ano, são divulgados os gastos do ministério em uma "linguagem simples e acessível para que o cidadão possa entender". Segundo Gláucia, o retorno também tem sido bom. Ela afirma que o ministro Márcio Thomaz Bastos teve a idéia do projeto. "O ministro entende que mostrar o que é feito com o dinheiro público é um dever do Estado. Ele agora tenta levar a ideia para que os outros ministérios implementem também" afirma.

Agência Brasil

 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home