Cidade divulga rostos de clientes de prostitutas
 
As pessoas que solicitam os serviços de garotas de programa na cidade norte-americana de Oakland, Califórnia, poderão ter seus rostos publicados em outdoors. A medida faz parte de um novo programa de humilhação que está sendo criticado por um grupo de direitos civis.

A cidade começou a expor os outdoors na última quarta-feira, mostrando homens presos por contratarem prostitutas. Outros cartazes fornecem um número telefônico de ajuda para que garotas de programa deixem o trabalho. "Essa idéia surgiu ao pensarmos em novas maneiras para lidarmos com esse problema crescente, especialmente com a exploração de garotas menores de idade", afirmou o presidente do câmara de vereadores, Ignacio De La Fuente.

As fotos dos outdoors são levemente embaçadas para que os homens não sejam identificados facilmente. Mas, no futuro, as fotos poderão ser dispostas sem alteração, afirmou um assistente de De La Fuente. Críticos apontam que a medida - que segundo De La Fuente tem sido usada no Texas - lembra as humilhações públicas da época medieval. "Não nos parece apropriado que Oakland utilize a humilhação como punição adicional e extrajudicial para divulgar esse grupo de infratores", disse Alan Schlosser, diretor legal da União Americana de Liberdade Civil no Norte da Califórnia.

Alguns jornais já divulgavam o nome de pessoas que pagavam por sexo e os tribunais apóiam punições que incluem humilhação. No ano passado, um tribunal de apelação dos Estados Unidos permitiu que uma homem fosse obrigado a usar um cartaz que informava seu crime, no caso, roubo de correspondência.
 
Reuters

 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home