Robôs reconhecem pessoas e saem para passear

A Toshiba revelou hoje dois robôs projetados para demonstrar tecnologias de reconhecimento visual e sonoro que poderão ser aplicadas em máquinas criadas para ajudar crianças e idosos no dia-a-dia. Uma delas permite que o robô acompanhe o dono para onde quer que ele vá, mesmo entre várias pessoas ao redor.

Os robôs, ApriAlpha _v3 e ApriAttenda, serão exibidos pela Toshiba na feira de protótipos de robôs Aichi Expo, que acontece no Japão de 9 a 19 de junho.

O primeiro, cuja primeira versão foi lançada em março de 2003 e pesa dez quilos, foi criado para demonstrar a tecnologia de reconhecimento sonoro. A máquina, que tem cerca de meio metro de altura, possui seis microfones em seu corpo que são capazes de identificar a origem dos sons que chegam até ela. Assim, o ApriAlpha_v3 pode responder ao cumprimento de uma pessoa de um lado e se dirigir para falar com outra pessoa do outro lado.

Já o ApriAttenda, de 30 quilos e quase um metro de altura, possui um sistema de reconhecimento visual e de processamento de imagens que identifica a cor e a textura da roupa do dono. Com isso, ele pode seguir o usuário por uma rua movimentada graças a um algoritmo que consegue identificar uma pessoa em particular que se move em um meio rodeado de outras pessoas e objetos em movimento.

Conforme o ApriAttenda se move, um sensor ultra-sônico integrado identifica potenciais obstáculos em seu caminho sem perder de vista a pessoa que estava seguindo. Se perder o contato visual com o dono, o robô o chama e tenta restabelecer o vínculo.
 
Reuters

 

 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home