Internautas ainda se atrapalham ao usar e-mail, diz relatório

da Folha Online

Além de vírus e spam, um outro problema relacionado a e-mails deveria receber atenção de empresas e funcionários: os erros no uso da ferramenta. Segundo um relatório da empresa de segurança Clearswift, muitos usuários ainda cometem falhas graves ao se comunicar eletronicamente.

Entre as principais gafes estão o envio de mensagens --muitas vezes confidenciais-- para endereços errados, difamação de pessoas para toda a lista de contatos e envio e recebimento de material impróprio para o ambiente corporativo. Recentemente, cita a companhia em um dos exemplos, um político do Reino Unido enviou por engano uma crítica a seu próprio alvo.

"As companhias investem em soluções de segurança, mas se esquecem que, muitas vezes, o maior problema no uso do e-mail está dentro da própria corporação", afirma Alyn Hockey, diretor da Clearswift.

Segundo o especialista, a grande quantidade de erros graves cometidos --e, em muitos casos, divulgados pela mídia-- deixa claro que é necessário criar uma política de uso dos e-mails e educar seus funcionários. Com essas medidas, seria possível evitar o vazamento de informações confidenciais e ofensivas.

As empresas que não levarem a questão a sério, diz Hockey, podem sofrer prejuízos, problemas com a lei e também danos relacionados a sua reputação.

Esta semana, no Brasil, a Primeira Turma do TST (Tribunal Superior do Trabalho, a instância final da Justiça trabalhista brasileira) reconheceu o direito do empregador de obter provas com o rastreamento do e-mail de trabalho do empregado para demiti-lo com justa causa.

 

 
 

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