46% dos funcionários de médias e grandes empresas usam internet

JULIANA CARPANEZ
da Folha Online

Cerca de 46% dos funcionários de médias e grandes empresas têm acesso à internet no Brasil. Esse valor --que considera pessoas sem acesso a PCs em seu dia-a-dia profissional-- sobe para 64% quando trata somente de usuários de tecnologia nas companhias.

O setor de serviços é o que apresenta maior porcentagem de acesso à web no universo corporativo: 66% dos usuários de tecnologia e 56% do total de funcionários. Em segundo lugar está a indústria (34% dos usuários e 61% dos funcionários), seguido por comércio (30% dos usuários e 22% dos funcionários).

As informações são da pesquisa "Administração de Recursos de Informática", divulgada nesta quarta-feira pela FGV-Eaesp (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas), que tem como base um questionário de 1.600 perguntas respondido no Brasil por 4.000 companhias de médio e grande porte.

Cerca de 20% do uso do computador no ambiente corporativo é dedicado aos e-mails. Em seguida, vêm os sistemas transacionais (17%), processadores de texto e planilhas eletrônicas (ambos com 16%), navegadores (14%), bancos de dados (12%) e gráficos (5%).

Programas

Word e Excel são as ferramentas favoritas para elaborar textos e planilhas --os programas são usados em 93% dos casos, enquanto Open e StarOffice ficam com 5%.

O Powerpoint é o programa mais utilizado na hora de fazer gráficos (94%, contra 4% do Open e StarOffice), enquanto o Internet Explorer ganha entre os browsers (94%, contra 5% do Netscape e 1% dos outros).

"Os números ainda são desastrosos, quando falamos da porcentagem de aproveitamento que as empresas fazem dos programas que compram", compara Fernando Meirelles, diretor da FGV-Eaesp e coordenador do estudo.

Alternativas

Entre os sistemas operacionais dos servidores, o Linux responde por 15% do total nas médias e grandes empresas, assim como "Unix e família", como classifica a FGV-Eaesp. O Windows fica com 63%, enquanto os 3% restantes são de "outros".

Nos computadores, o Windows é o sistema operacional mais comum, com 98% do total --"Unix e família" e "outros" dividem os 2% restantes.

McAffee e Norton são os antivírus mais utilizados nesses ambientes: 40% e 37% do total, respectivamente. A TrendMicro responde por 10% do mercado, seguida por CA e AVG, ambas com 5%.

Cerca de 49% dos PCs em uso nas empresas utilizam o Pentium 4. O Pentium III é a opção em 25% dos casos, o Pentium II responde por 16%, o Pentium I fica com 7% e os demais, com 3%.

Esse cenário deve mudar entre o final de 2006 e início de 2008, quando a FGV-Eaesp prevê o uso de 34 mil computadores no Brasil. A porcentagem de Pentium 4 deverá, então, cair para 31% e os "outros" --categoria que exclui Pentium III, Pentium II e XT-- estarão presentes em 65% dos PCs.


 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home