PCs na Cebit 2005 estão menores e dispensam Windows

BRUNO GARATTONI
Enviado especial da Folha de S.Paulo a Hannover

A feira de informática Cebit, que, realizada na Alemanha, começou no dia 10 e termina hoje, tem dimensões colossais: são 25 pavilhões, que reuniram mais de 6.000 expositores e devem atrair, segundo os organizadores, 510 mil visitantes.

Clique aqui para ver as fotos de alguns dos lançamentos

Embora não enfoque apenas o usuário final --traz também, entre outras coisas, equipamentos bancários e softwares de gerenciamento empresarial--, o evento revelou diversas novidades em PCs, tocadores portáteis, celulares e câmeras digitais.

O uso do computador como central de entretenimento doméstico é uma tendência inegável, mas os micros comuns são grandes e desajeitados demais para a instalação na sala de estar. Por isso, vários fabricantes mostraram máquinas com formas e características especiais.

Na feira, o melhor exemplo disso é o Piston, da marca FIC. Além de ter formas arrojadas --lembra um pequeno barril--, o micro vem com controle remoto e placa de sintonia de TV, ou seja, funciona como videocassete digital.

Seu hardware também se destaca --ele tem saída para sete caixas acústicas, aceita chip Pentium 4 de até 3,8 GHz e é compatível com placas de vídeo do padrão PCI Express, as mais modernas do mercado. A placa Wi-Fi embutida (para conexão sem fios a outros aparelhos) é outro ponto positivo.

No estande da Asus, o destaque era o S-presso, que soma design igualmente atraente à função Instant On, que dispensa o Windows na utilização de recursos multimídia.

Quer dizer: basta apertar um botão no painel frontal do micro e ele se transforma em videocassete digital, reprodutor de CD e DVD (inclusive com arquivos MP3) e sintonizador de rádio e de TV. A vantagem é que não é preciso esperar o carregamento do sistema operacional, ou seja, a máquina responde instantaneamente.

Integração

O EZ-Buddie 2, da ECS, dá um passo à frente na integração entre computador e aparelho de som. Graças às caixas acústicas fornecidas, ele é praticamente indistinguível de um microsystem, a não ser por alguns dos indicadores do painel frontal, que monitoram a temperatura do processador. O XcubeAV, da marca Aopen , segue esse padrão.

Como adotam a tendência do mercado asiático, esses fabricantes vendem suas máquinas como kits, ou seja, quem não sabe montar um PC é forçado a procurar um técnico ou uma loja especializada.

Isso atrapalha a popularização das máquinas compactas, mas a gigante Siemens mostrou interesse em fabricar um modelo do tipo, que já viria montado. O protótipo exibido na feira ainda não tem data de lançamento.

Produzido por uma empresa muito menos conhecida --a chinesa Clevo), o L570W é igualmente interessante: todos os seus componentes estão integrados à tela de cristal líquido.

O resultado é parecido com o do iMac G5, da Apple, mas o L570W tem uma vantagem: a webcam integrada ao monitor. Por outro lado, ele usa processador VIA, mais lento que o os concorrentes Pentium e Athlon 64.

Portáteis

Os laptops já não ficam atrás dos desktops no quesito multimídia. Enquanto a fabricante de placas de vídeo nVidia exibia ampla coleção de portáteis com potência suficiente para jogos 3D, a Toshiba mostrou o sofisticado notebook Qosmio.

Além de sintonizar TV e gravar vídeo por meio do sistema operacional Windows XP Media Center, ele tem 100 Gbytes (capacidade suficiente para 20 mil músicas ou 33 horas de vídeo no modo de alta qualidade), possui controle remoto e oferece acesso instantâneo a funções multimídia --capta televisão e toca DVDs sem carregar o Windows.

Em leveza, o ultracompacto Flybook , que pesa 1,2 kg, não ultrapassa a concorrência, mas os seus recursos exclusivos chamam a atenção.

A máquina tem placa Wi-Fi, mas também vem com um telefone celular integrado, ou seja, consegue acessar a internet de praticamente qualquer lugar da Europa por meio do sistema GPRS (mecanismo de transmissão de dados do padrão celular GSM). Outro diferencial do Flybook é o receptor GPS, que ajuda o usuário a não se perder em viagens.

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home