Iraniano ficará 14 anos na prisão por publicações feitas em blog

da Folha Online

Um iraniano ficará na prisão por 14 anos --o internauta, que tinha um blog, foi acusado de espionagem e ajuda a estrangeiros revolucionários. Arash Sigarchi foi preso há um mês, quando criticou a prisão de um jornalista em sua página virtual.

A decisão do tribunal de Gilan causou protestos do grupo Reporters Without Borders (repórteres sem fronteiras), já que Sigarchi também é jornalista.

A organização pediu que o presidente do Irã, Mohammad Khatami, interfira no caso. "O presidente não pode lavar as mãos e dizer que não é responsável pela prisão, já que seus subalternos tomaram a decisão", diz um comunicado do grupo.

Os repórteres dizem que as autoridades querem usá-lo como exemplo. A dura sentença teria como objetivo fazer com que outros internautas e jornalistas desistam de se expressar, principalmente por meios eletrônicos.

Um documento do grupo afirma ainda que as acusações de espionagem e insultos aos líderes do país são infundadas --elas escondem o real motivo da prisão, que seria seus textos no blog e trabalho como jornalista.

O dono do site --página que não pode ser acessada pelos iranianos, por uma proibição das autoridades-- já havia sido detido em agosto do ano passado. Na ocasião, ele publicou no diário virtual fotos de uma manifestação em Teerã de familiares de pessoas assassinadas em 1989.


 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home