Adaptador exibe gravações do micro na televisão

da Folha de S.Paulo

O Pinnacle ShowCenter é um adaptador que leva músicas, vídeos e fotos do PC para a sala de estar --onde o usuário pode ver e ouvir, com maior conforto e qualidade, o acervo multimídia que está armazenado no micro.

Além disso, o ShowCenter, cujas dimensões lembram as de um toca-DVDs, tem um recurso para quem possui uma placa de sintonia de TV instalada no computador: captura automaticamente as gravações feitas no micro. A função exige que o PC tenha uma placa de sintonia da marca Pinnacle.

Instalação

A configuração inicial do ShowCenter não chega a ser difícil, mas tende a confundir usuários novatos. Depois de conectar o aparelho ao televisor e instalar a placa de TV no micro (os testes utilizaram a PCTV USB 2, que é externa, ou seja, não exige a abertura do computador), surgem duas opções: ligar o ShowCenter ao PC via cabo ou via rede sem fios.

A segunda alternativa é obviamente preferível, mas aumenta a complexidade da instalação. O micro precisa ter um roteador sem fios (também conhecido como access point Wi-Fi), mas ajustar esse periférico não é simples.

Por outro lado, a Pinnacle passou a incluir uma placa Wi-Fi com a nova versão do ShowCenter, o que sana uma das principais deficiências do produto, sua incompatibilidade com a maioria das placas disponíveis.

A conexão via cabo de rede (Ethernet) é mais simples, pois o ShowCenter faz sozinho todas as configurações necessárias.

O usuário recebe, inclusive, um cabo Ethernet crossover, que permite ligar o adaptador diretamente ao micro (sem o uso de um roteador Ethernet). Além desse cabo, de aproximadamente cinco metros, o produto inclui um Ethernet normal de dez metros.

Acervo multimídia

A reprodução de vídeos, fotos e músicas funciona bem, e uma luz no painel frontal do aparelho indica quando há conteúdo novo armazenado no micro. Infelizmente, não é possível operar a placa de sintonia de TV por meio do controle remoto, ou seja, o usuário é obrigado a se dirigir ao micro para programar gravações.

Vale lembrar que nem o Prismiq MediaPlayer, o gerenciador de mídia mais avançado do mercado, tem esse recurso.

A seleção de arquivos, feita na tela da TV, é simples, mas houve travamentos ocasionais durante os testes, exigindo que o ShowCenter fosse desligado e ligado. Isso causa uma reação em cadeia que, em alguns casos, exigiu também o religamento do computador. Para evitar problemas de conexão, o PC deve ser ligado antes do ShowCenter.

O ShowCenter reproduziu sem problemas ampla variedade de vídeos nos formatos DivX e XviD --inclusive arquivos mal codificados, que foram exibidos aos trancos no PC e em toca-DVDs.

Para que o aparelho funcione, o usuário deve instalar um software (compatível apenas com sistema Windows) que gerencia o acervo multimídia guardado no computador. Nos testes, ele levou aproximadamente meia hora para catalogar uma coleção com 5.000 músicas e 33 Gbytes de vídeos.

O ShowCenter custa R$ 1.250 (www.pinnaclesysla.com), mesmo preço de um computador básico, e esse valor não inclui a placa de TV e o access point, que são acessórios importantes. Por isso, se destina apenas a quem gosta muito de vídeos e tem a proficiência técnica necessária para a instalação de uma rede sem fios.

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home