Vírus que ataca por meio de MSN abre brechas no micro para invasões virtuais

da Folha Online

O vírus Bropia.R, que pode se espalhar via comunicador instantâneo MSN Messenger, abre brechas na máquina e facilita a invasão por parte dos piratas virtuais.

Pessoas mal-intencionadas conseguem, assim, roubar informações digitadas no micro, screenshots (imagens da tela do PC) e até cenas capturadas pela webcam do próprio usuário. Além disso, a praga também se auto-envia para toda a lista de contatos do comunicador.

Assim que ataca, o Bropia.R disponibiliza uma mensagem em alemão que, em português, seria algo como: "alguns arquivos não puderam ser criados. Feche todas as aplicações do Windows e reinicie a instalação".

A praga também oferece um anexo com imagem de uma escova de dentes conversando com uma papel higiênico. Em um diálogo em inglês, a escova diz que, as vezes, acredita ter o pior emprego do mundo. O rolo então responde: "Ah, certo".

"Os usuários devem levar a segurança a sério, e ficar atentos na hora de abrir anexos que não foram solicitados --seja via e-mail ou comunicador instantâneo", diz Graham Cluley, analista da empresa britânica de segurança Sophos.

Uma alternativa para reduzir o número de infecções, diz o especialista, é reconsiderar o uso de ferramentas como o MSN Messenger no trabalho. "É necessário analisar se os funcionários realmente precisam desse serviço", diz Cluley.

Frango

No início de fevereiro, outra versão do Bropia --o Bropia.F, que também chegava via MSN-- circulou pela internet mostrando nos micros infectados a imagem de um frango com marca de biquíni.

Os danos causados por essa variante eram menores do que o Bropia.R. Isso porque ele não abria brechas de segurança, mas se auto-enviava e ajustava o volume do comunicador instantâneo para zero.

Ainda assim, a empresa de segurança Trend Micro classificou essa como uma ameaça de médio risco, pois não deixava que o usuário ouvisse alertas sonoros do MSN e de aplicações de segurança, como alguns antivírus.

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home