Site de leilões eBay funciona como aliado de golpistas

da Folha Online

O site de leilões eBay é utilizado por diversos criminosos que roubam produtos de lojas e utilizam a página para obter lucro. Com uma base de clientes que chega aos 100 milhões, o serviço ajuda comerciantes, usuários que querem se livrar de objetos de valor, quinquilharias e também pessoas mal intencionadas.

De acordo com o jornal "The Washington Post", uma das maneiras de realizar as fraudes é roubar produtos e devolvê-los às lojas. Assim, os criminosos ganham uma espécie de vale, com o qual podem adquirir outras mercadorias com o mesmo valor da peça roubada.

Os golpistas então negociam os vales no eBay, onde lucram US$ 0,76 para cada dólar. Um grupo citado pelo jornal, que roubava roupas e perfumes em lojas caras, ganhou US$ 200 mil em dez meses com essa tática.

Herion Karbunara, 25, um dos membros do grupo, foi preso no final de dezembro e confessou culpa na organização do esquema --ele ficará na prisão por dois anos. Duas de suas comparsas, com idades de 20 e 21 anos, foram soltas depois que devolveram as mercadorias de algumas lojas.

A FTC (comissão federal de comércio) afirma que cerca de metade das reclamações relacionadas a golpes na internet estão ligadas a sites de leilão.

Hani Durzy, porta-voz do eBay, disse ao "The Washington Post" que 0,01% das negociações feitas no site apresentam algum tipo de problema. "Seria impossível identificarmos mercadorias roubadas, pois não as possuímos ou vendemos. Nós nunca vemos esses produtos", afirmou.

O executivo também declarou ao jornal que a empresa aumentou a equipe de segurança para 1,000 funcionários --13% do total--, com o objetivo de diminuir os riscos na hora da compra.

 

 
 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

              Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home