E-mails "espirituais" são a nova praga na Internet


Os internautas que lutam contra as mensagens eletrônicas comerciais indesejadas conhecidas como spam enfrentam agora um novo tormento: o "spam espiritual". Junto às mensagens que oferecem desde hipotecas até curas milagrosas ou prolongamentos de orgasmos, agora há outras, que pedem por confissões e orações.

"Há cada vez mais. Parece que estão aumentando", disse Martin Lee, da empresa de segurança de e-mail MessageLabs. "Os religiosos estão usando técnicas do século 21. Se tratam de spams espirituais e quase todos eles são cristãos", declarou.

As pregações surgem, em sua maioria, a partir de falantes da língua inglesa, dos Estados Unidos. "Eles são muito bons escondendo a origem das mensagens. Um montão delas se difunde pela China", afirmou Lee. O analista também disse ser mais fácil atuar contra os e-mails religiosos na Europa do que nos Estados Unidos.

"A lei 'Can Spam' (que permite o envio de lixo eletrônico) dos EUA só se aplica a e-mails comerciais. Se alguém está tentando salvar sua alma, então está isento da lei norte-americana. Mas isso é ilegal pela lei da União Européia, pois se trata de uma mensagem não solicitada", explicou Lee.

As pessoas que enviam "e-mails espirituais" estão mais interessadas em captar almas que em arrecadar dinheiro. "São os mesmos religiosos de sempre querendo propagar sua mensagem", concluiu.

Contudo, ele reconheceu que os "spams espirituais" ainda representam menos de um por cento do tráfego de e-mails indesejados que circulam por dia na Internet.

A última revisão realizada pela Email Systems indicava que os conteúdos médicos representam mais de 48% de todo o lixo eletrônico, seguidos por conteúdos pornográficos (15%), jogos (11%) e hipotecas (9%).
 
Reuters

 

 Arquivo de noticias    clic aqui

Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home