Empresas dos EUA se unem ao FBI para combater fraudes na web

da Folha Online

Empresas norte-americanas se juntarão a órgãos que fiscalizam o cumprimento da lei, entre eles o FBI, para combater fraudes via phishing scam --técnica com a qual os dados dos internautas, digitados em falsos sites, são enviados para piratas virtuais. A iniciativa leva o nome de Digital PhishNet.

Os objetivos do grupo são definidos de forma bastante clara: identificar, responsabilizar e prender piratas envolvidos em todos os níveis de fraudes on-line. Isso inclui todos os piratas que armam golpes, "abusando" das informações pessoais de internautas.

A Digital PhishNet usará as informações relacionadas ao assunto coletadas pelas empresas e órgãos que dela participam. Entre as instituições estão FBI, US PIS (órgão inspetor do serviço postal, na sigla em inglês), FTC (comissão federal de comércio, na sigla em inglês) e outros grupos de ETF (tarefa para esforços eletrônicos, na sigla em inglês).

"Velocidade é tudo. Por isso, ações imediatas são o segredo para acabar com essas fraudes. Enquanto elas ainda existirem, no entanto, temos de reunir informações sobre as pessoas que as colocam em prática", disse Les Seagraves, diretor da EarthLink, uma das empresas associadas ao grupo.

Força

Em outubro, o número de sites falsos colocados no ar para enganar internautas chegou a 1.142, contra 543 registros em setembro. Desde julho, o crescimento médio da quantidade de páginas é de 25% ao mês.

O número de novas mensagens fraudulentas registradas pelo Anti-Phishing Working Group em outubro foi de 6.597. O aumento médio mensal na quantidade desses e-mails é de 36%.

Apesar de empresas de segurança alertarem internautas sobre as fraudes, o grupo acredita que 5% dos usuários ainda sejam vítimas dos piratas. Quando colocam suas informações pessoais em sites, essas pessoas podem sofrer danos como prejuízos financeiros.

Com Reuters


 

 

 Arquivo de noticias    clic aqui

Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home