Anunciado recorde em transmissão de dados sem fio

A Siemens anunciou esta semana que obteve um recorde de velocidade de transmissão de dados sem fio de 1 gigabit por segundo em um teste de laboratório que combinou um sistema de antenas com uma nova tecnologia de envio de informações. O feito foi obtido com um "sistema inteligente de três antenas transmissoras e quatro antenas receptoras e com o uso da tecnologia Orthogonal Frequency Division Multiplexing (OFDM)", afirmou a Siemens em comunicado enviado à imprensa.

Como comparação, os sistemas de redes sem fio WLAN conseguem obter uma velocidade máxima de cerca de 50 megabits por segundo.

Os pesquisadores afirmam que as tecnologias usadas podem ser desenvolvidas para aplicações além da terceira geração de telefonia móvel (3G), que usa o padrão WCDMA, em 2015.

"Os futuros sistemas de comunicações móveis terão de usar a frequência da maneira mais eficiente possível", afirmou Christoph Caselitz, presidente da divisão de redes móveis da Siemens.

O sistema da Siemens aproveitou a técnica de múltiplas antenas MIMO (Multiple Input, Multiple Output) para transmitir diferentes fluxos de dados sobre um mesmo canal e frequência de rádio. "Isso se compara a uma sala onde várias pessoas conversam em grupos ao mesmo tempo sem interferirem umas com as outras", afirmou a companhia alemã.

A tecnologia não é usada atualmente, entre outros motivos, por causa da grande quantidade de poder computacional necessária para decodificar os sinais, informou a empresa. Isso excede a capacidade dos chips usados na indústria de comunicação móvel. A solução encontrada pela Siemens foi novos algoritmos que otimizam o processamento dos sinais e podem ser usados em equipamentos atuais.
 
Reuters

 

 Arquivo de noticias    clic aqui

Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home