Televisão de hoje sairá de moda, diz Bill Gates

da Reuters

Bill Gates prevê para a indústria do entretenimento um futuro em que a transmissão tradicional de televisão vai se tornar obsoleta. É uma visão positiva, entretanto, porque, na visão dele, estão surgindo novos e melhores modelos de negócios que se tornaram possíveis devido à tecnologia.

"A televisão transmitida em rede está sendo desafiada. Isso não é novidade para ninguém", disse Gates. "Você sabe, a ABC era mais valiosa pela sua franquia de esportes (ESPN) do que pela sua franquia de transmissão, mesmo anos atrás. Isso foi reconhecido. As redes ainda têm uma posição tranqüila, superinteressante, mas em breve não vai ser como hoje."

A diferença fundamental, segundo ele, será a morte dos conceitos atuais referentes a canais e programações. "A idéia de ter apenas aquela coisa linear --você não muda o seu canal e segue a programação, e as notícias locais alavancam a audiência de toda a programação-- está saindo de moda, mas devagar."

Tecnologia e conteúdo

Gates explica que hoje essa mudança vem sendo causada pelos gravadores digitais de vídeo e pela amplitude dos canais de cabo e satélite disponíveis. Mas, num futuro próximo, a chegada da edição 2005 do Media Center para Windows XP, da Microsoft, e de outras tecnologias oferecerá mais opções e flexibilidade tanto para os criadores como para o público.

"O ideal para quem cuida do conteúdo seria uma tecnologia para pôr o seu conteúdo na internet e relacionar-se diretamente com o público", disse Gates. "Esse modelo para um pequeno volume de conteúdo é o futuro."

Isso significa, de acordo com Gates, que a Microsoft está trabalhando mais estreitamente do que nunca com os estúdios e distribuidores. A empresa vem adotando ações tais como criar um grupo de convergência para mídia, entretenimento e tecnologia e trazer o veterano em entretenimento Blair Westlake para chefiá-lo.

Gates acrescentou que ele e o diretor-presidente da Microsoft, Steve Ballmer, têm conversado com os diretores dos estúdios, enquanto Hank Vigil, vice-presidente corporativo para estratégia de consumidor e parcerias, e Westlake vêm fazendo o mesmo com seus correspondentes.

"Estamos conversando com eles sobre novas formas de criatividade", disse Gates, ressaltando que é importante "deixar claro que o papel deles e o nosso são bastante diferentes e complementares. Estou muito satisfeito com o relacionamento que temos com os estúdios. Também precisamos trabalhar com os distribuidores e as empresas de TV a cabo e satélite. Não se pode ignorar nenhuma das partes desse ecossistema".

Testes

Ele mencionou alguns dos projetos que a ABC realizou, como o que criou interatividade em duas telas, de modo que o consumidor usava um computador e assistia à televisão simultaneamente, e o que criou interatividade em uma só tela, possibilitada pelo Windows Media Center. Mas ele está ansioso para ver o que as mentes criativas da indústria de entretenimento produzirão à medida que as ferramentas se tornarem mais disseminadas.

"Fizemos mais painéis de aparência futurista com esse material do que qualquer um, mas isso ainda é uma coisa desconhecida", disse Gates. "Acredito totalmente nessa tecnologia."

A Microsoft identificou diversos problemas que devem ser solucionados para que sua visão se torne uma realidade. Um deles é a boa vontade dos estúdios para disponibilizar conteúdo.

"Estamos tentando conseguir que eles sejam mais agressivos na colocação de títulos de vídeo na internet em resoluções cada vez melhores", disse ele. "E estamos examinando as diversas abordagens de direitos digitais e o modo como deviam ser."

Proteção antipirataria

Outro problema é trabalhar com os proprietários de conteúdo para determinar a próxima geração de mídia física, que oferecerá alta definição, provavelmente no formato Disco Ótico Avançado (AOD Advanced Optical Disk) ou blu-ray. O nome blu-ray vem do laser azul utilizado na nova tecnologia. Os CDs e DVDs atuais utilizam laser de cor vermelha.

A principal vantagem do uso de um laser azul é que ele possui um comprimento de onda mais curto (405 nanômetros) do que o do laser vermelho (650 nanômetros), o que significa que é possível focar o feixe de luz com muito mais precisão. Isso permite que os dados sejam armazenados mais próximos uns dos outros no disco. Isso torna possível guardar mais dados em um disco do mesmo tamanho.

"Seria bom ter uma geração após o DVD, mas acho que eles estão, corretamente, insistindo para que o novo formato tenha um sistema de proteção contra cópia melhor que o DVD", disse Gates. "Eles não achavam que o DVD fosse tão vulnerável quanto ele acabou se revelando."

Receita publicitária

Influenciando tudo isso está a publicidade. "Você realmente afeta as coisas quando muda a sua fonte de recursos", disse Gates. "É preciso pensar na publicidade para entender como o valor dessas franquias vai mudar." Publicidade que os consumidores ou pulam ou não vêem até que seja tarde demais são, na opinião de Gates, financeiramente "equivalentes à pirataria".

"Estamos dizendo a eles que a tecnologia vai mudar o modelo publicitário e permitir a criação de publicidade personalizada, direcionada", disse Gates. "Isso vai tornar os anúncios mais interessantes, de modo que tenham mais impacto e diminuam chances de serem pulados, pois serão direcionados às pessoas que, de fato, o anunciante quer atingir."

Outro projeto da Microsoft adota essa abordagem ainda mais individualizada e com um potencial ainda mais amplo. Trata-se do TV2: "A idéia do projeto é fazer uma transmissão de alta-definição direcionada, específica para cada casa. Isso é algo espantoso."

Também conhecida como IPTV, essa tecnologia entrega televisão diretamente nas casas pela internet e, portanto, desvia-se dos serviços existentes de TV a cabo e por satélite. A Microsoft está realizando testes em parceria com a subsidiária da Swisscom, a Bluewin, na Suíça, com a SBC, nos Estados Unidos, e com a Reliance Infocomm, na Índia; outras empresas de banda larga estão planejando ampliar os testes antes do final do próximo ano.

"A infra-estrutura de cabos e telecomunicações tem de ser ampliada. Assim você poderá transmitir publicidade personalizada", diz Gates. "Não custa nada dizer: "OK, a essa família vamos enviar este anúncio, àquela, este outro". E, se o espectador quiser parar e interagir com o anúncio, tudo bem: a programação vai continuar disponível para ele."

Outras frentes

A Microsoft está envolvida em muitas outras atividades ligadas a entretenimento. Gates falou, entre outros assuntos, sobre videogames e o modo como eles inspirarão novas formas de entretenimento interativo, particularmente através do Xbox e sua capacidade de funcionar em rede de banda larga, e sobre dispositivos convergentes, como telefones móveis que podem controlar e tocar uma coleção de músicas, além de suas funções de comunicação e de organização.

Ele também está examinando tecnologias fundamentais, como a mudança dos papéis dos conversores de sinais, das plataformas de jogos e dos computadores. "São três feras diferentes (no sentido de que "são três coisas diferentes que nos preocupam") atualmente, e não podem sê-lo no futuro," afirmou Gates.

Tradução de Angela Caracik
 

 Arquivo de noticias    clic aqui

Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home