Gravador externo faz digitalização de fitas de vídeo

da Folha de S.Paulo

Além de gravar CDs e DVDs, o drive externo Iomega QuikTouch traz um recurso exclusivo: entradas A/V analógicas. Isso significa que pode ser usado para digitalizar fitas de vídeo e filmes caseiros (o computador não precisa ter placa de captura).

Os testes realizados pela reportagem obtiveram bons resultados --a qualidade de imagem praticamente não é degradada pela digitalização--, mas houve um problema intermitente. Em alguns casos, o áudio perdeu sincronia com o vídeo.

A culpa é do programa MyDVD, cujo fabricante admite o defeito e oferece uma atualização que supostamente corrige o problema --veja no site support.sonic.com.

Problemas

Outro porém relacionado ao MyDVD diz respeito à taxa de compressão dos vídeos capturados. O nível máximo suportado é 6,5 Mbps (cada hora de vídeo fica com aproximadamente 2,9 Gbytes). Seria bom que o programa permitisse aumentar a taxa de bits, ou seja, reduzir a compressão. Por outro lado, o software dá a opção de gravar vídeos direto no DVD (função Direct-to-DVD), o que é interessante.

Mensagem de erro

O QuikTouch, que se liga ao micro via cabo USB 2.0, aceita discos dos tipos gravável (DVD-R e +R) e regravável (DVD-RW e +RW). O produto é compatível com a tecnologia Dual Layer (DL), que permite usar discos com capacidade de 8,5 Gbytes. Ela funcionou perfeitamente, exceto por dois detalhes.

Se você tentar gravar mais de 7,9 Gbytes num disco, o software da Iomega exibe uma mensagem de erro, e o processo é extremamente lento --encher um DVD-R DL demorou mais de 45 minutos. A gravação de DVD-R também não é muito rápida (alcança apenas 12x, menos que os 16x dos drives mais modernos).

O produto é versátil e fácil de instalar e usar. Seu preço, contudo, é alto demais. Com os R$ 2.599 pedidos pelo gravador QuikTouch, é possivél comprar uma placa de captura de vídeo e um gravador externo de maior performance e ainda sobram R$ 400.

 

 Arquivo de noticias    clic aqui

Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home