BitTorrent é responsável por 35% do tráfego na Web

O sistema de compartilhamento online arquivos pela Internet BitTorrent tornou-se um gigante. Ele é responsável por 35% da transmissão de dados pela Internet. O valor é maior do que todos os programas de troca de arquivos juntos.

A atividade ao redor do sistema é tanta que não está passando desapercebida dos olhos dos defensores dos direitos autorais de Hollywood. Para os que sabem onde procurar, existe uma riqueza de conteúdo tanto legal - como músicas dos Beastie Boys e videogames promocionais - quanto ilegal, incluindo uma ampla gama de programas de TV, jogos de computador e filmes. O usuário médio está aproveitando a capacidade do software de distribuir arquivos pesados pela Internet por um custo baixo.

Ainda que processos da indústria fonográfica tenham afastado muita gente de programas como o Kazaa, o BitTorrent tem conseguido evitar a fúria dos grupos do setor. No entanto, com o crescimento de sua popularidade, o serviço pode se tornar alvo de ações judiciais por violação de direitos autorais. "Não acho que Hollywood esteja disposta a deixar isso continuar acontecendo, mas a possibilidade de conseguirem (parar o BitTorrent) é outra questão", disse o programador que criou o gigante da Web, Bram Cohen.

John Malcolm, diretor de operações contra pirataria da Associação da Indústria Cinematográfica da América (MPAA), disse que seu grupo está ciente das grandes quantidades de material com direitos autorais protegidos à disposição dos internautas por meio do BitTorrent. "É um sistema de compartilhamento de arquivos muito eficiente e está sendo usado e abusado por um monte de gente", disse ele. "Estamos estudando nossas opções, assim como fazemos com todas as novas tecnologias que são abusadas por pessoas comprometidas com o roubo."

Para o bem ou para o mal

O BitTorrent, disponível gratuitamente em bittorrent.com, pode ser usado para a distribuição legítima de conteúdo ou para a violação de direitos autorais em larga escala. Isso é possível pela maneira como o software funciona.

Se o usuário quiser baixar, por exemplo, uma cópia de seu seriado favorito, em vez de fazer o download do arquivo de uma só fonte, ele deve baixar um com a extensão "torrent". O sistema, então, procura por outros usuários que tenham baixado o mesmo "torrent". Nesse momento, o vídeo começa a chegar ao seu computador vindo de várias fontes diferentes, cada um transmitindo um pedaço do original.

O software do BitTorrent fragmenta o arquivo original em vários pedaços e, então, os trechos são compartilhados entre todos os usuários que fizeram o download do "torrent". À medida que os dados chegam ao seu computador, o BitTorrent junta todos os pedaços em um único arquivo que pode ser visualizado no PC.

Sites como o esloveno Suprnova oferecem dezenas de diferentes torrents sem terem que hospedar os filmes digitalizados em seus servidores. O Suprnova é um depósito de filmes, programas de TV, jogos e software pirateados. Bancado por publicidade, ele é administrado por um adolescente chamado Sloncek, que não retornou pedidos de entrevista feitos por e-mail.

Permitir que internautas compartilhem ilegalmente material protegido por direitos autorais pode fazer com que o site e seus usuários tenham problemas jurídicos. "Eles estão fazendo algo ilegal de maneira flagrante, mas estão escapando ilesos porque estão no exterior", disse Cohen, que não tem interesse em batalhar sobre como sua criação pode ser utilizada. "Para mim são apenas bits".

Mas Cohen alerta que o BitTorrent pode estar sendo usado para atividade ilegais, visão compartilhada por John Malcolm, da MPAA. "As pessoas que usam estes sistemas e pensam que estão anônimas estão enganadas", afirmou Malcom. Perguntado se considera que sites como o Suprnova são ilegais, ele afirmou: "Este é um assunto que estamos estudando, pois há quem discorde", afirmou.

Legitimidade

Enquanto isso, o BitTorrent está rapidamente emergindo como a maneira preferida para se distribuir grandes quantidades de conteúdo legítimo, como versões do sistema operacional Linux. E estes usuários podem dar à tecnologia algum amparo legal. "Pelo menos, segundo a lei norte-americana, é um pouco mais difícil responsabilizar os criadores do software porque ele é usado por usuários inocentes. E eu acho que o BitTorrent é inocente", afirmou o professor de direito da Universidade de Harvard, Jonathan Zittrain.

Veja a seguir uma lista de sites com torrents legais de filmes e músicas, todos em inglês:

- Legal Torrents): inclui ampla seleção de música eletrônica.

- Torrentocracy: tem vídeos dos debates dos Estados Unidos e outros conteúdos políticos.

- File Soup: oferece software livre, música de artistas que não são vinculados à Associação da Indústria Fonográfica da América (Riaa) e programas de redes públicas como PBS e BBC.

- Etree: dedicado a oferecer músicas de bandas que estimulam o compartilhamento de suas canções gravadas ao vivo como Phish e Dead.
 
Reuters

 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home