Inmetro avalia cartuchos de impressoras no Brasil

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) divulgou ontem uma pesquisa sobre cartuchos para impressora no Brasil. Até o momento, só foram avaliadas as empresas de São Paulo e Espírito Santo, Sergipe e Goiás.

No total, oito marcas foram reprovadas. Em São Paulo, os cartuchos da Megaplus, Helios Carbex, Extralife, Canon e Best Jet não passaram no teste. No Espírito Santo, o Inmetro não aprovou as marcas Extralife e Epson Sytis.

Já em Sergipe, os produtos reprovados pertenciam às marcas SuperJet e Sistem. Goiás teve quatro marcas que não passaram nos testes do Inmetro: Canon, Action Laser, Multilaser e Lexmark.

O quesito utilizado para a reprovação dos cartuchos foi a defasagem na quantidade de tinta em cada um dos cartuchos. Os testes foram realizados durante os meses de julho, agosto e setembro pelos Institutos de Pesos e Medidas (Ipems) de cada Estado. As empresas que tiveram produtos reprovados foram autuadas e receberam multas.

A defesa dos fabricantes
A Extralife declarou que os problemas encontrados em seus cartuchos estão sendo solucionados. A Lexmark afirmou que entrou com recurso administrativo contra o teste, já que nas demais localidades não foram encontrados problemas.

A Action Laser informou que discorda tecnicamente da metodologia do teste. A SuperJet afirmou que as amostras recolhidas para análise do Instituto de Tecnologia e Pesquisas de Sergipe (ITPS) foram vendidas em 22 de maio de 2001.

A Helios Carbex declarou em um comunicado que apenas os cartuchos das embalagens antigas apresentavam o problema verificado pelos Ipems. As novas embalagens de cartuchos compatíveis para impressoras jato de tinta seguem o critério adotado pelo Inmetro com relação ao volume de tinta.

A Multilaser explicou que injeção de tinta é feita através de equipamentos especiais. As demais firmas não se manifestaram sobre a pesquisa do Inmetro.
 
Terra

 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home