Instalação de disco rígido exige transferência de arquivos

da Folha de S.Paulo

Existe uma situação em que é preciso fazer migração de arquivos após realizar uma atualização no micro: a instalação de um disco rígido. Isso acontece porque, como o disco novo quase sempre é mais rápido do que o antigo, vale a pena transferir documentos e os arquivos do Windows para ele -o PC fica mais ágil.

A solução mais óbvia, copiar todas as pastas usando o gerenciador Windows Explorer, não dá certo, pois há vários arquivos de sistema que ficam "presos", ou seja, inacessíveis.

É preciso reinstalar o Windows e ou adquirir um programa de migração. A opção mais tradicional é o Norton Ghost, que custa R$ 119 (www.brasoftware.com.br) e é fácil de usar.

Depois de instalar o disco rígido e o programa, selecione a opção de clonagem e siga as instruções. O micro será reiniciado e não carregará o Windows (entrará numa tela do Ghost).

A migração será feita automaticamente, mas, para completar o processo de upgrade, é preciso fazer um ajuste manual.

Reinicie novamente o PC e entre na tela de Bios -o procedimento varia conforme a marca do micro, mas geralmente basta teclar Del, Esc ou F2 assim que o computador é ligado.

Na tela de Bios, acesse a opção Boot e selecione o seu novo disco rígido como dispositivo primário (Primary Boot Device).

Saia do programa salvando as alterações e o PC será reiniciado já com o novo disco selecionado como padrão.

Uma recomendação: se você pretende trocar de sistema operacional, faça a atualização antes de usar o Ghost e mexer no Bios, ou seja, primeiro instale o sistema operacional Windows XP no disco rígido antigo e só depois faça a migração.

Precaução

Para evitar o risco de perda de dados, faça cópias de segurança de todos os seus documentos em CDs ou DVDs antes de instalar o disco novo ou executar o Ghost.

 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home